O canal inguinal é uma região potencialmente fraca na porção inferior da parede anterior do abdome. Diversos mecanismos existem para reduzir esta fraqueza e podem ser divididos em mecanismos passivos e ativos.
O canal inguinal é uma região potencialmente fraca da parede abdominal, com pouca estabilidade da musculatura para segurar o as alças intestinais (podemos ver nesta imagem acima, que a virilha fica mais “desprotegida”). Este tipo de hérnia é 25 vezes mais comum em homens do que em mulheres.
Significado de Inguinal adjetivo Relativo ou pertencente à virilha: canal inguinal; gânglios inguinais.
O que causa a hérnia inguinal A hérnia na região inguinal acontece quando a parede abdominal está enfraquecida, deixando que o intestino faça pressão sobre os músculo e acabe saindo para debaixo da pele.
A hérnia pode manifestar-se num momento, desaparecer espontaneamente e voltar a manifestar-se de novo. Às vezes, porém, ficam estranguladas, isto é, as alças intestinais não retornam à posição normal. Quando isso acontece, há um bloqueio da circulação sanguínea na parte do tecido em que ocorreu a protusão.
Com o uso da tela cirúrgica, utilizada para fortalecer a parede abdominal no local da hérnia, o risco de retorno é reduzido significativamente e reduz a dor pós-operatória. ✴ Não há um “tempo limite” para o retorno da hérnia. Sempre siga as orientações do seu cirurgião.
Existem fatores de risco que são apontados para a recorrência como idade, tabagismo, doenças associadas( doenças do colágeno, por exemplo), técnica cirúrgica, entre outros. Sendo geralmente uma causa multifatorial torna-se difícil apontar apenas um mecanismo.
Olá , não tem um tempo determinado para voltar ,às vezes após algum esforço maior o mesmo sem grandes esforços a Hernia pode recidivar . O importante é corrigi-la novamente e em alguns casos com hérnias maiores de 3 cm pode ser feita pôr videolaparoscopia com tela .
A hérnia pode desaparecer caso seja tratada com um procedimento cirúrgico. Esta é a única maneira de resolver a condição e acabar com os sintomas.
A presença de uma hérnia abdominal é notada devido à existência de um inchaço ou um caroço na região da barriga, principalmente na região acima do umbigo, dentro do umbigo e na virilha....Principais sintomas
Uma hérnia da parede abdominal causa uma protrusão perceptível, mas pouco desconforto. O diagnóstico é feito por exame físico e, às vezes, ultrassonografia ou tomografia computadorizada.
Hérnia abdominal é o escape (protusão) parcial ou total de um ou mais órgãos por um orifício que se abre, por má formação ou por enfraquecimento nas camadas de tecido protetoras dos órgãos internos do abdômen.
Segundo os cirurgiões do aparelho digestivo Fábio Atui e Marcelo Borba, a hérnia pode aparecer no abdômen, no umbigo, na virilha e até no testículo. Ela ocorre quando a parte de um órgão como intestino ou o tecido gorduroso invade um local indevido, o que pode causar dor.
Como mencionamos, a ultrassonografia é o melhor exame de imagem no diagnóstico inicial para identificar hérnia inguinal oculta em pacientes com sintomas sugestivos, mas sem hérnia detectável no exame físico.
Todos os pacientes que apresentam hérnias devem evitar esforço físico, assim, a relação sexual não está contra-indicada mas é importante evitar o esforço durante a relação. O ideal é procurar um médico cirurgião para definir o tratamento da hérnia.
Recomenda-se evitar esforços físicos pesados nos primeiros três meses de recuperação, mas, segundo o cirurgião, a cicatrização total ocorre apenas seis meses após o procedimento. O paciente também pode ter relações sexuais 15 dias após a cirurgia, mas com cautela.