Entre os requisitos que o aluno deve apresentar para fazer o Studienkolleg estão o DSD II (nível B2), a conclusão do Ensino Médio e a aprovação no exame de admissão do Studienkolleg feita no próprio colégio (nas áreas de alemão e matemática).
O que é o Studienkolleg? Os Studienkollegs são cursos preparatórios de 1 ano oferecidos por universidades de cada estado da Alemanha. Esses cursos têm aulas com ênfase em disciplinas específicas (Schwerpunktkurse) que já focam na graduação desejada.
Se você possui o Abitur, IB ou equivalente, pode se candidatar diretamente no próprio site da faculdade. Se você não possui o Abitur (exame que conclui a formação básica alemã e permite ingresso em um universidade) ou o IB, você não pode se candidatar diretamente.
Para ingressar em uma universidade pública na Alemanha, é preciso comprovar geralmente no mínimo nível C1 de alemão, através de um exame de proficiência. Algumas universidades e cursos podem exigir um nível de alemão mais alto. Já para o ingresso no Studienkolleg, o aluno precisa atingir um nível mínimo B2 de alemão.
Assim como as universidades, a maioria dos Studienkollegs na Alemanha são gratuitos, mas taxas semestrais são cobradas. O valor depende da cidade e do tipo de curso, mas geralmente fica entre entre 100 e 400 euros por semestre.
Os documentos necessários para morar legalmente na Alemanha
O estudante deve ter em mãos o passaporte válido, comprovante do curso, acomodação, seguro viagem e o dinheiro que vai usar para se manter no país durante sua estadia. Após a primeira entrada no país, deve haver um intervalo de 180 dias para uma nova entrada na Alemanha.
Duas das principais e talvez mais conhecidas cidades da Alemanha são Berlim e Munique....Custos de vida – Intercâmbio.