A linha 2022 da Fiat Toro foi apresentada nesta quinta-feira (22), mesmo dia em que a picape renovada já começa a ser vendida (entregas terão início em 15 de maio). Sozinha no segmento, ela ganhou ainda mais apelo com uma atualização visual que veio acompanhada de mais tecnologia e do novo motor 1.3 turbo flex, que estreou no Compass.
A picape também está equipada com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, faróis Full LED, que melhora em 30% a performance dos faróis, e painel de instrumentos totalmente digital de 7’’.
Já no momento do cadastro na TIM, o cliente poderá escolher o plano que mais se adequa à sua necessidade e, ao final do período de teste, poderá manter o plano mediante pagamento feito via cartão de crédito.
A Toro 2022 marca a estreia na linha Fiat do novo motor turbo do grupo Stellantis, o GSE 1.3, batizado de 270 em referência ao torque em Newton-metro (Nm). Ele gera 185 cv de potência máxima a 5.750 rpm e torque máximo de 28,4 kgfm (270 Nm) a 1.750 rpm abastecido com etanol. Quando o combustível é gasolina, sua potência é de 180 cv no mesmo regime, assim como o torque.
Central multimídia com tela de 10,1”, grade frontal diferenciada, frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa, comutação automática dos faróis, capota rígida, cargo bag, moldura lateral da caixa de roda específica, nova bitola 10 mm maior, santantonio integrado, estribo preto, para-barro, rodas de liga leve de 17” + pneus AT plus com escrita branca, assentos de couro com acabamento específico (vermelho), badge externo (portas dianteiras), badge interno, acabamentos interiores escurecido, acabamentos exteriores escurecidos e logotipo fiat, maçaneta da porta na cor externa, cor e acabamento do painel (vermelho), bordado nas costas nos bancos dianteiros, cluster específico (welcome movement), tapetes de carpete com bordados.
Nas versões Ranch e Ultra, a grade em forma de “bocão” ganha mais destaque. As duas configurações se diferenciam pelo acabamento da borda: cromado na Ranch, preto na Ultra. Em todas as Toro, os LEDs da luz diurna incorporam a luz de seta e o capô adota vincos que dão aparência mais musculosa.
Equipamentos da versão anterior, mais estribo preto, bolsa Mopar para carregar objetos na caçamba, capota rígida com santo-antônio integrado e grade com borda em preto.
As versões com câmbio automático AT6 ganham a função Neutral Function, que coloca o câmbio automaticamente na posição Neutro (N) quando o veículo para em drive (D), por exemplo, em uma parada de trânsito. Isso reduz trepidações do motor, além de promover economia de combustível.
Equipamentos da versão anterior, mais central multimídia vertical de 10,1 polegadas, frenagem automática de emergência, farol alto automático, assistente de saída de faixa, bancos de couro marrom com bordados, painel com acabamentos em marrom, tapetes de carpete bordados, santo-antônio e estribo cromados, para-barro e barra de proteção para o vidro traseiro.
A nomenclatura 270 faz referência ao torque do motor, de 270 Newton metro, unidade pouco convencional para o padrão brasileiro. A estratégia é a mesma utilizada por outras marcas, como Volkswagen e JAC Motors.
Equipamentos da versão anterior, mais faróis full LED, central multimídia de 8,4 polegadas, rodas de liga leve aro 17, aletas para troca de marcha, volante revestido de couro, câmera de ré, apoio de braço frontal, barras longitudinais no teto, capota marítima, e maçanetas e espelhos na cor do veículo.
Há também um incremento na conectividade passa a oferecer, dependendo da versão, carregador de smartphone sem fio, uma nova central multimídia de até 10,1” posicionada na vertical e internet nativa.
Cluster Full Digital de 7’’, TC+ (Electronic Locker), Leitor de pressão dos pneus (iTPMS), Airbags laterais e de cortina, USB frontal (tipos A e C), USB traseiro, Central multimídia de 7”, Dois tweeters, Espelhos externos com tilt down, Comandos de áudio no volante, Ar-condicionado, Direção elétrica, Vidros elétricos, Travamento elétrico, Alarme, Desembaçador traseiro, Banco do motorista ajustável, Isofix, Piloto automático, DRL (luz diurna) de LED, Sensor de estacionamento traseiro, Porta escada, Repetidor lateral, Controles eletrônicos de estabilidade e tração, Hill Holder, Revestimento de caçamba, Rodas de liga leva de 16” (Superspoke), Luz de iluminação da caçamba, Lâmpadas traseiras de LED.
Por fora, as mudanças mais aparentes ficaram na dianteira da Toro – que ainda passa a ter dois desenhos diferentes. Para as configurações flex (1.8 e 1.3 turbo), a grade mantém formato parecido com o do modelo antigo, mas com novos frisos e o logo da marca centralizado. Com isso, a barra cromada entre os LEDs superiores fica lisa. O para-choque também mudou e os faróis de neblina ganharam molduras retangulares.
Equipamentos da versão anterior, mais sensores de estacionamento frontais, carregador sem fio para smartphones, Fiat Connect Me, 7 airbags, pneus ATR (para a versão a diesel), bancos de couro, banco do motorista com ajustes elétricos, chave presencial com partida do motor por botão e remota pela chave, rodas de liga leve aro 18, sensor de chuva, faróis automáticos, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, iluminação ambiente na cabine, e maçanetas e moldura das portas cromadas.
A tela de 8,4” é equipamento de série a partir da versão Freedom e outra de 10,1”, a maior entre as telas de sua categoria no Brasil, posicionada na vertical, equipa as configurações Ranch e Ultra.
Acrescenta em relação à Endurance: central multimídia de 8,4”, paddle shifters, câmera de ré, volante em couro, ar-condicionado digital dual zone, para-sol com iluminação, apoio de braço frontal, tapete, faróis full led, roda de liga leve de 17”, barras longitudinais no teto, farol de neblina, capota marítima, maçanetas e espelhos na cor do veículo.