Os exercícios isométricos são aqueles que promovem uma contração muscular sem que haja a realização de movimentos. Ou seja, em que você fica parado o tempo todo na mesma posição durante a execução do exercício, como acontece na prancha abdominal e suas variações.
Já no dinâmico, que significa ativo, enérgico ou vigoroso, são usados movimentos de saltos, corridas e outros para promover a amplitude de movimento e flexibilidade. Para saber o tipo de alongamento mais eficaz é preciso avaliar fatores como o tempo disponível e o tipo de atividade física a ser realizada.
O principal objetivo do aquecimento é preparar o corpo para o desporto, seja em treino, competição ou em lazer. ... No aquecimento deve-se realizar exercícios que utilizem os grandes grupos musculares e simular gestos técnicos da modalidade que se vai praticar.
Tire um dos pés do chão e movimente a perna estendida para frente e para trás, sem colocar força no movimento nem encostar o pé no chão, por 10 repetições com cada perna. C. Em seguida, repita o movimento para os lados, cruzando a perna na frente do corpo, por 10 repetições com cada perna.
Existem dois tipos de flexibilidade: Flexibilidade Estática, que é a amplitude do movimento de uma articulação sem considerar a velocidade desse movimento. Flexibilidade Dinâmica, que representa a habilidade de se realizar um movimento rápido dentro da amplitude normal de movimento articular.
Flexibilidade pode ser definida como a capacidade de a estrutura muscular esquelética se estender, sem danos, ferimentos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.
Enquanto flexibilidade está relacionada com a amplitude de movimento da articulação, o alongamento refere-se à elasticidade muscular.