Como você disse que não tem interesse em manter a empresa, então é necessário um inventário pra que os sucessores se habilitem na sucessão das quotas sociais do sócio falecido. Então, deve fazer um termo de distrato e dar entrada no cartório que foi registrado a empresa.
Com a sociedade reduzida a um único sócio (unipessoal), mesmo que não haja estipulação expressa a respeito, ela não se dissolve automaticamente, sendo admitido o prazo de 180 dias, a contar do falecimento do sócio, para recompor o número mínimo de 2 sócios, com a admissão de um ou mais sócios (artigo 1.
O Código Civil, no artigo 1.
De acordo com o artigo 1.
Em relação a responsabilidade dos sócios nesta sociedade, o Código Civil preceitua no art. ... Portanto, os sócios respondem pela integralização de suas quotas de capital e estando o capital social totalmente integralizado, o patrimônio pessoal dos sócios não responde por dívidas da sociedade.
Em resumo: Nas sociedades ilimitadas, o patrimônio da pessoa física é vinculado ao da pessoa jurídica e pode ser comprometido; Nas sociedades limitadas, o patrimônio pessoal é desvinculado e fica protegido.
Integralização de Capital Social é o processo no qual o sócio entrega os valores prometidos na emissão do Contrato Social. Esses valores, por sua vez, podem ser em dinheiro, bens móveis, bens imóveis e/ou títulos de crédito. ... Até que isso aconteça, esse valor recebe o nome de capital a integralizar.
Significado de Integralização substantivo feminino Ato ou efeito de integralizar, de tornar integral, completo, inteiro.
Supondo que um sócio ou acionista subscreva uma determinada quantia e não injete o dinheiro no prazo estabelecido, essa dívida passa a ser chamada de capital a integralizar. O termo engloba todos os valores que foram subscritos, mas estão pendentes na entidade, com o investimento firmado em contrato.
Para a integralização do capital social através de imóvel, basta o registro do Contrato Social ou da sua alteração no Cartório de Registro de Imóveis em que se encontra registrada a matrícula do imóvel, cabendo ao serventuário do cartório competente, requerer documentos complementares que se fizer necessário.
Para transferir um inventário de uma empresa para outra, as empresas devem estar no mesmo período de fechamento, ou seja, o mês/ano de fechamento fiscal da empresa origem deve ser o mesmo mês/ano de fechamento fiscal da empresa destino; e os códigos de depreciação e agrupamento devem estar cadastrados nas duas empresas ...