Resumo: Características do Período Homérico Assim, diversas colônias gregas são fundadas e surgem os genos, um tipo de organização social familiar desenvolvido a partir desse período. ... Assim, os genos eram sociedades patriarcais, cujos membros compartilhavam laços consanguíneos.
A tradução desta palavra por raça, estirpe ou família, embora correta, não apreende o seu significado essencial. Génos deriva de gignomai (nascer, devir). O génos comum a um grupo de indivíduos marca a comunhão de uma natureza por nascimento, formando uma comunidade.
No campo político, os genos eram comandados por um líder comunitário chamado pater, que exercia funções de caráter judicial, administrativo e religioso. Mesmo com a divisão igualitária dos bens, o grau de parentesco com o chefe do genos era capaz de definir algumas distinções sociais.
Geno era um tipo de organização social na Grécia Antiga, sendo que os genos eram as pessoas que participavam dessa organização. ... Os genos se organizavam em pequenas comunidades, sendo que seu modelo era autossuficiente, ou seja, eles produziam apenas para o sustento.
A polis era controlada por uma oligarquia aristocrática e possuía uma organização própria e, portanto, independência social, política e econômica. A organização social da polis era constituída basicamente por homens livres (os cidadãos gregos) nascidos na polis, mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos.
Resposta: Genos eram propriedades de terras onde viviam membros de uma mesma família. Demos eram originados à partir da união de vários genos, deixando de lado o caráter familiar da propriedade das terras.
Na Grécia Antiga, o demo (em grego: δῆμος) era uma subdivisão da Ática, região da Grécia em torno de Atenas. Os demos já existiam, como meras subdivisões de terra nas áreas rurais, desde o século VI a.C., e mesmo antes, porém só adquiriram um significado mais importante depois das reformas de Clístenes, em 508 a.C..
Significado de Demos Trocar uma coisa por outra; transferir: deu dinheiro pelo carro.
A raiz das palavras demo e demônio, dois dos muitos nomes do diabo, também deve ser buscada na Grécia, mas o termo em questão aqui não é demos e sim daimon (“divindade, gênio”). Seu sentido entre os gregos antigos, bem diferente do atual, era o de espírito que atuava como mensageiro entre deuses e homens.
A palavra democracia é formada por dois vocábulos gregos que, juntos, implicam uma concepção singular de relações entre governados e governantes: “demos” significa povo ou muitos, enquanto “kracia” quer dizer governo ou autoridade; assim, em contraposição à prática política adotada até então, ou seja, o governo de um ...
Significado de Democrático Que possui ou contém igualitarismo; que se opõe ao elitismo. substantivo masculino Aquele que segue e pratica a democracia com veemência. Etimologia (origem da palavra democrático).
Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.
Feita essa discussão podemos ver que em Atenas a idéia de que o povo e cidadania tinham uma grande diferença para os atenienses. ... Dessa forma, não poderíamos falar que a democracia ateniense era excludente. Na obra do filósofo ateniense Aristóteles, a democracia é definida como um governo constituído por homens livres.
As guerras contra o Império Persa ajudaram a consolidar a democracia. Quando os inimigos invadiram e destruíram Atenas, a pilhagem impôs uma redistribuição de renda às avessas.
- só os cidadãos podiam participar no governo da cidade-estado (eram excluídos da vida politica os metecos, os escravos e as mulheres). - a existência de escravos. ... - a existência da condenação ao ostracismo e à morte. -a limitação à liberdade de expressão.
A liberdade e a igualdade constituíram a essência dessa democracia expressa através de três princípios básicos: isocracia, isonomia e isegoria. A isegoria, a isonomia e a isocracia eram traços fundamentais do regime democrático ateniense.
A democracia grega e a democracia atual são bem diferentes. Na Grécia Antiga, apenas cidadãos, ou seja, só homens podiam votar. Diferentemente de hoje, no qual todo cidadão, tanto homem quanto mulher podem votar. ... Essas são as diferenças principais das duas democracias.