Alquimia foi e é uma prática voltada às transformações da matéria que alia diferentes ciências, como a Química, Física, Astrologia, Filosofia, Arte, Metalurgia, Medicina, Misticismo e Religião. ... Trata-se da arte de trabalhar e aperfeiçoar os corpos com a ajuda da natureza.
A alquimia era baseada em princípios filosóficos, havia um grande misticismo. Já a química fundamenta-se em métodos experimentais, investigação, baseando em uma metodologia científica.
No senso comum temos a lógica e a experiência do dia a dia para retirar conclusões, enquanto o conhecimento químico estabelece padrões e técnicas científicas para as investigações e conclusões.
A alquimia contribuiu para o avanço da química moderna, pois através de suas experiências, conseguiram criar os remédios de hoje em dia. Eles acreditavam que as plantas tivessem um poder de cura, tanto é que, a princípio, os alquimistas tentaram criar a fórmula da imortalidade.
O químico Lavoisier descobriu que, durante as transformações químicas e físicas, ocorre a conservação da matéria (Lei da Conservação da matéria). Foi com Lavoisier que se iniciou, na Química, o método científico, que estuda os porquês e as causas dos fenômenos.