O ponto, a pinta e/ou o pingo do i - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Qual o nome que se atribui ao “acento inerente” à vogal i (pinta do i)? Ao ponto da vogal i dá-se o nome de ponto ou pinta.
Para se diferenciar do “u”. Segundo Duarte, o pingo no “i” foi instituiído para diferenciar a sequência de dois “i” (o “ii”, muito frequente em latim) do “u” minúsculo, com o qual ela se confundia muito no alfabeto gótico adaptado muito em voga no final da Idade Média.
Digite a letra sobre a qual você deseja colocar o ponto. Digite os números " 0307 " ao lado da letra , sem um espaço entre a letra e os números . Hit " X. Alt" O ponto aparecerá sobre a carta.
Em 29 de setembro de 2008, o Acordo Ortográfico de 1990 - e todas mudanças implementadas, dentre elas a abolição do trema - foi posto em vigor através do Decreto 6.
não possuem mais o trema. Essa nova regra justificou-se no fato de que há ditongos na língua que não precisam do trema para indicar a quem lê o fato do “u” ter que ser pronunciado ou não, como em: língua e quente. No primeiro caso, sabe-se que o “u” deve ser pronunciado e no segundo não.
Este último era usado sobre letra u para indicar que esta vogal deveria ser pronunciada nas palavras com que, qui, gue gui. No entanto, no novo acordo, esse sinal de diérese é inteiramente suprimido das palavras portuguesas ou aportuguesadas, pois não se justifica, uma vez que é uma questão de fonética e não de grafia.
I – Trema: Foi extinto, ou seja, não existe mais o trema em língua portuguesa, a não ser em nomes próprios e seus derivados. Ex: Muller, Mülleriano. Regra Antiga (antes do acordo): agüentar, conseqüência, cinqüenta, qüinqüênio. Nova Regra (após o acordo): aguentar, consequência, cinquenta, quinquênio.