Foi a lei sancionada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888 que aboliu a escravidão no Brasil. A Lei Áurea, ou Lei Imperial número 3.
Às três horas da tarde do domingo de 13 de maio, dia comemorativo do nascimento de João VI de Portugal, a lei que aboliu a escravatura no Brasil foi enfim assinada no Paço Imperial por sua bisneta, Isabel, e pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva.
A abolição da escravatura foi um dos acontecimentos mais marcantes da história do Brasil e determinou o fim da escravização dos negros no Brasil. A abolição do trabalho escravo ocorreu por meio da Lei Áurea, aprovada no dia 13 de maio de 1888 com a assinatura da regente do Brasil, a princesa Isabel.
Com a abolição da escravatura em 13 de maio de 1888, aproximadamente 700 mil escravos conquistaram sua liberdade e enfrentaram novos desafios na condição de libertos.
A sanção dessa lei resultou numa vitória dos conservadores que aboliram escravidão sem pagar indenização aos fazendeiros. Para a família imperial, consistiu na perda de apoio político e para os escravos, a liberdade, ainda que sem integração social.
Exatos 130 anos depois da abolição, a população negra segue sofrendo com a desigualdade social: representa 63,7% do total de 13,7 milhões de desempregados e ganha bem menos do que os brancos, em média, R$ 1.
No dia 13 de maio de 1888, chegou ao fim o trabalho escravo no Brasil. Após quatro séculos de escravidão, tortura e maus-tratos, os negros estavam libertos perante a lei. A aprovação da Lei Áurea, a lei que oficializou o fim da escravidão no Brasil, foi assinada pela Princesa Isabel.
Princesa Isabel
Há 132 anos, princesa Isabel assinava a Lei Áurea. Em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que marcou o fim da escravidão no Brasil. A data, entretanto, não é celebrada pelo movimento negro.
Após 132 anos da abolição da escravatura, população negra do Brasil ainda luta por direitos básicos. Em 13 de maio de 1888, após seis dias de debate no Congresso, foi assinada pela princesa Isabel a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil, sendo o último país da América Latina a abolir a escravatura.
O processo de Independência do Haiti, iniciado em 1791, no contexto da Revolução Francesa, resultou no fato de o país ser o primeiro a abolir a escravidão na América.
Haiti
Para se ter uma noção, quando já é ano novo em Samoa e Kiribati, o Brasil ainda está com os relógios marcando 8 horas da manhã! Em contrapartida, o último lugar a comemorar o Ano Novo é o Hawaí. Quando der meia-noite lá, serão 9h do dia 1º de janeiro no Brasil.
Depois de 500 anos de dominação portuguesa, 25 anos de luta contra a ocupação indonésia e dois anos e meio sob a administração da ONU, finalmente os timorenses puderam tomar as ruas de Dili, a capital, para festejar a paz e a liberdade.
Eritreia
América
Europa