No certificado, devem constar a área de conhecimento do curso e o histórico escolar com a carga horária, relação de disciplinas, período de realização do curso, título do trabalho de conclusão de curso, ou da monografia e a nota alcançada.
Através do site do e-Mec, disponível em http://emec.mec.gov.br/, é possível consultar gratuitamente, ao clicar na aba de “consulta avançada” e em seguida na opção “Instituição de Ensino Superior”, preencher os dados solicitados e concluir a pesquisa.
A consulta é pública e gratuita. Basta acessar o endereço eletrônico: http://emec.mec.gov.br/, clicar na aba de "consulta avançada" e, em seguida, na opção "Instituição de Ensino Superior", preencher os dados solicitados e concluir a pesquisa.
O diploma só pode ser emitido por Instituições de Ensino Superior (IES) nas quais o curso, ao qual o diploma faz referência, seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
até 60 dias
Nesses casos, o candidato pode substituir o diploma por outros dois documentos que farão prova da conclusão do curso superior. São eles: uma declaração da faculdade e o histórico escolar.
O certificado de conclusão do ensino médio é um documento que comprova a finalização da educação básica brasileira. Após cursar os três anos do ensino médio, o estudante recebe o seu histórico e uma declaração que cumpriu as suas obrigações e está apto para dar início a uma nova etapa: o ensino superior.
Os certificados de participação acadêmicos poupam o tempo de provar que o conhecimento foi adquirido, permitindo o uso desse tipo de processo dentro de concursos e análises de currículo. Como demoraria muito para escrutinar cada um dos candidatos, apenas os certificados são aceitos.
Os certificados podem variar um pouco de acordo com a área, instituição e entre outros....O que não pode faltar?