Resposta. Romantismo - sentimentalismo exacerbado, o individualismo, o gosto pela natureza, pela inquietude etc... Naturalismo - um conjunto de ideias tudo que é produzido pela natureza tudo que é real ou seja natural.
O principais autores do movimento literário Realismo no Brasil foram Machado de Assis (1839-1908), Raul Pompéia (1863-1895) e Aluísio Azevedo (1857-1913). Os dois últimos e suas obras também são enquadradas no movimento Naturalismo.
A literatura do Realismo reflete a realidade da segunda metade do século XIX nas produções literárias. Os autores desse período procuraram seguir a tendência filosófica do Positivismo, ao observar e analisar a realidade e ao reproduzi-la fielmente.
Resposta. Resposta:A obra que marca o início do Realismo na literatura é Madame de Bovary de Gustave Flaubert, já no Brasil o grande marco é a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis.
A prosa realista criticava muito a igreja católica, por exemplo, que faz parte de uma instituição religiosa. Os escritores também criticavam bastante o preconceito, a intolerância e a exploração. E sempre faziam uso de uma linguagem direta e objetiva.