Apresentam-se inicialmente na região occipital e a cada novo par de somitos, estes irão originar-se em direção céfalo caudal. As células dos somitos apresentarão diferenciações estruturais que determinarão sua função no embrião: Esclerótomo (originará as vértebras e costelas), o Miótomo (músculos) e Dermátomo (pele).
A partir da oitava semana de vida embrionária já são observadas células musculares mais diferenciadas, os miotubos: são células com mais de um núcleo de localização central. Ao redor dos núcleos, são observadas as miofibrilas.
A notocorda, também chamada de corda dorsal, é um bastão formado por células que se localiza no dorso dos embriões dos cordados. Essa estrutura se origina a partir da diferenciação do mesoderma, sendo que sua função é a de sustentar o tubo nervoso.
Biologia. O filo Chordata é do reino Animalia, no qual estão incluídos os tunicados, cefalocordados e vertebrados. Os animais do filo Chordata apresentam algumas características em comum, sendo uma delas a presença de notocorda e cordão nervoso dorsal oco. Os seres humanos são animais pertencentes ao filo Chordata.
Cordados é um filo de animais que possuem notocorda, tubo nervoso dorsal e fendas faríngeas; Protocordados são um grupo de cordados primitivos, surgido a 500 milhões de anos atrás.
Os cordados (Chordata, do latim chorda, corda) constituem um filo dentro do reino Animalia que inclui os vertebrados, os anfioxos e os tunicados. ... Internamente os cordados são divididos em três subfilos: Urochordata, Cephalochordata e Vertebrata, principalmente com base nas características da notocorda.