Ou seja, é preciso que haja articulação temporal entre os verbos, que eles se correspondam, de maneira a expressar as ideias com lógica. Tempos e modos verbais devem, portanto, combinar entre si. Vejamos este exemplo: Seu eu dormisse durante as aulas, jamais aprenderia a lição.
Assim sendo, torna-se imperioso compreendermos que “tivesse” representa o pretérito imperfeito do modo subjuntivo, o qual exprime uma condição referente ao verbo “ter”; enquanto que “estivesse” pertence ao verbo “estar”.
Tivesse é uma forma conjugada do verbo ter. Estivesse é uma forma conjugada do verbo estar. Assim, as duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Tivesse e estivesse são formas conjugadas na 1.
Tivesse vem do verbo ter. O mesmo que: experienciasse, efetuasse, definisse, trouxesse, ocupasse, apresentasse, houvesse, julgasse, conservasse.
Ainda mais em dias como os de hoje, em que escrever de qualquer jeito virou mais um “jeitinho brasileiro”. Tivesse ou estivesse são palavras que existem na língua brasileira e ambas estão corretas. Trata-se de formas verbais conjugadas na 1ª ou na 3ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo.
Tinha e tinham são formas conjugadas do verbo ter no pretérito imperfeito do indicativo: Tinha indica a 3. ª pessoa do singular: Ele tinha saudades de ti. Tinham indica a 3.
"Tive" encontra-se no pretérito perfeito simples do indicativo (terceira pessoa do singular, voz activa) e exprime uma acção que se localiza em certo momento do passado; "tinha" encontra-se no pretérito imperfeito do indicativo (terceira pessoa do singular, voz activa) e refere-se a um facto passado, mas não concluído, ...
Tiver é uma forma conjugada do verbo ter. Estiver é uma forma conjugada do verbo estar. O futuro do subjuntivo se refere a um fato que poderá ocorrer no futuro. Pode ser utilizado também para indicar o desejo de que algo aconteça ou a possibilidade de que algo aconteça.
Significado de Tiver substantivo deverbal Ação do verbo ter; ação de receber ou de passar a possuir alguma coisa: quem tiver uma grande ideia receberá o prêmio; o pai lhe ajudará quando tiver dinheiro.
Significado de Estivermos Estivermos vem do verbo estar. O mesmo que: existirmos, permanecermos, ficarmos, supusermos, houvermos, habitarmos, residirmos, condissermos, custarmos.
Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”. O verbo “encontrar” não indica movimentação. Assim como verbos como estar, ser, morar, ficar…১০ ফেব, ২০১৫
A forma correta da escrita é: "Onde eu queria estar".
e) Aonde vai com tamanha pressa? Alternativa correta: c) Não sei aonde começar a caminhada. A diferença entre essencial entre as palavras "onde" e "aonde" é que: Onde: ideia de permanência.
O correto seria "Não sei por onde começar a caminhada." Usamos "onde" para indicar lugar fixo, ou seja, o lugar em que se está. Usamos "aonde" para indicar mudança de lugar, ou seja, o lugar a que se vai. "Aonde" é equivalente a "a que lugar".