O termo cloud computing, ou computação na nuvem, refere-se a um conceito tecnológico e um modelo de negócio que reúne ideias diversas. ... Tudo isso baseado na nuvem. Preparamos um conteúdo especial para que você entenda, de uma vez por todas, o que é cloud computing e os seus benefícios para empresas e empreendedores.
Cloud computing, ou computação em nuvem, é uma solução tecnológica que permite o acesso remoto a serviços online e variados formatos de conteúdos. O uso e consumo das informações acontece a partir de dispositivos conectados à internet, como smartphones, computadores e televisores.
O cloud computing está cada vez mais integrado às rotinas de várias empresas. Esse tipo de solução tornou-se popular nos últimos anos por permitir o acesso a sistemas e recursos diversificados, como plataformas de gestão e de backup remoto.
O modelo de negócio Software as a Service (SaaS) tem se popularizado nos últimos anos, especialmente por causa de plataformas como Netflix (streaming de vídeo), Spotify (streaming de música) e Dropbox (armazenamento na nuvem). Como dá para ver, esse tipo de tecnologia está presente em diferentes áreas do mercado.
O guia básico para criar uma startup SAAS
A característica principal é a não aquisição das licenças vitalícias, mas sim o direito pelo uso da licença a partir de pagamentos recorrentes, normalmente mensal ou anual. O modelo de serviço SaaS (Software as a Service) a receita gerada por um cliente vem ao longo de um período extenso.
Na informática, um software aplicativo é um tipo de software concebido para desempenhar tarefas práticas ao usuário para que este possa concretizar determinados trabalhos. ... Algumas das funções dos softwares aplicativos são realizar cálculos, organizar e executar tarefas, processar informações, entre outros.
O que é software livre Software livre é qualquer programa de computador construído de forma colaborativa, via internet, por uma comunidade internacional de desenvolvedores indepen – dentes. São centenas de milhares de hackers, que negam sua associação com os “violadores de segurança”.
Quando nos referimos a um software meramente gratuito (freeware), estamos falando de um programa que você pode utilizar sem pagar. Perceba, com isso, que um software pode ser gratuito e livre, por outro lado, pode ser também gratuito e fechado.
O software proprietário, privativo ou não livre, é um software para computadores que é licenciado com direitos exclusivos para o produtor. Conforme o local de distribuição do software este pode ser abrangido por patentes, direitos de autor assim como limitações para a sua exportação e uso em países terceiros.