A técnica rudimentar utilizada pelos escravos e índios, principalmente nas artes plásticas, levou o Barroco no Brasil a ser considerado pobre quando comparado ao europeu. Porém, para muitos estudiosos, foram essas características que deram originalidade às obras barrocas nacionais.
O arcadismo foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas.
Bucolismo/Pastoralismo: a poesia árcade retrata uma natureza tranquila e serena, procurando o “Lócus Amoenus”, um refúgio calmo que se contrastava com os centros urbanos monárquicos. ... Pseudônimos pastoris: o fingimento poético (simulação de sentimentos fictícios) é marcado pela utilização dos pseudônimos pastoris.
O iluminismo foi um movimento que despertou a sociedade à buscar a razão e o intelecto, desprendendo-se da religião. ... No arcadismo, que teve como contexto o iluminismo e as revoluções, o homem deixa de ser atormentado pela culpa religiosa e de contradições e torna-se seguro e decidido, em busca do saber e da liberdade.
Bucólico significa campestre, rural, gracioso. Refere-se à natureza e às belas paisagens do campo. ... O Bucolismo é um gênero literário poético em que os autores exaltam a vida no campo, a simplicidade e ingenuidade dos costumes, a tranquilidade e riqueza do contato com a natureza, e os hábitos peculiares dos pastores.