EQST

So Exemplos De Iatrogenia?

So exemplos de iatrogenia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

São exemplos de iatrogenia?

São os exemplos mais comuns de fontes de iatrogenia as interações medicamentosas, os efeitos adversos de medicamentos, a utilização indiscriminada de antibióticos (o que leva à resistência das bactérias), quimioterapias e radioterapias (queda capilar, anemia, náuseas, etc.), infecções, dentre outros.

O que são infecções iatrogênicas?

Iatrogenia é uma doença com efeitos e complicações causadas como resultado de um tratamento médico. O termo deriva do grego e significa de origem médica, e pode-se aplicar tanto a efeitos bons ou maus.

O que é iatrogenia na área da saúde?

A palavra iatrogenia provém do grego e se refere a qualquer alteração patológica provocada no paciente pela prática dos profissionais da saúde, seja ela certa ou errada, justificada ou não, mas da qual resultam conseqüências prejudiciais para a saúde do paciente(1).

Como evitar efeito Iatrogênico?

O técnico de enfermagem pode evitar esse efeito se, antes da administração do fármaco,
  1. verificar o pulso.
  2. verificar a temperatura.
  3. observar a circulação periférica.
  4. registrar a frequência respiratória.

O que é considerado polifarmácia?

A polifarmácia é comumente definida como o consumo múltiplo de medicamentos, embora não haja consenso na literatura quanto à quantidade de medicamentos necessária à configuração de sua prática.

Quais as causas que levam a iatrogenia?

Há muitas fontes de iatrogenia:
  • Erro médico.
  • Negligência ou procedimentos com falhas.
  • Suicídio assistido (ex: Eutanásia )
  • Má caligrafia nas prescrições.
  • Interação medicamentosa.
  • Efeitos adversos dos medicamentos.
  • Má utilização dos antibióticos, levando à criação de resistências.
  • Tratamentos radicais.
Mais itens...

O que é risco iatrogenicos?

Riscos iatrogênicos: relacionados a tratamento médico ou uso de serviços de saúde. Riscos institucionais: relacionados às condições físicas, higiênicas e sanitárias de estabelecimentos públicos (creches, clubes, hotéis, salão de beleza, saunas, etc.)