As cobras-cegas, ou cecílias, são animais da Classe Amphibia, de uma Ordem chamada Gymnophiona. Tais indivíduos, de corpo cilíndrico e alongado, não possuem patas e, diferentemente das serpentes e anfisbenas (cobras-de-duas-cabeças), há ausência de escamas.
Espalhe amônia ou enxofre: em alguns casos é recomendado o uso de certos repelentes químicos para cobras, como o enxofre e a amônia. Mas destacamos que eles são nocivos ao animal e, por isso, é preferível espalhar essas substâncias ao redor da casa e não diretamente sobre o animal.
Como todos os anfíbios, a cobra-cega leva uma vida dupla – primeiro na água e depois em terra firme. Algumas espécies fazem exceção. Quando a larva sai dos ovos, vive na água, é vegetariana e respira por brânquias externas. Depois de passar por diversas transformações (metamorfoses), passa a ter respiração aérea.
Espinho de cobra: Devem-se enterrar as cobras mortas, pois o espinho (costela) dela conteria veneno e se a pessoa pisar nele pode se envenenar.
A maior parte das cobras no Brasil não têm veneno e, por isso, a picada não é perigosa para a saúde, no entanto, em qualquer caso é sempre importante ir no hospital para informar as características da cobra e confirmar e identificar se realmente era venenosa ou não.
O que fazer em caso de acidente com cobras
O que o veneno de cobra faz com o sangue O resultado é que, em poucos segundos, o sangue coagula de forma impressionante e fica parecendo uma gelatina.
O veneno causa coagulação intravascular disseminada, fazendo com que as vítimas sangrem até a morte.
Soro Antibotrópico (Pentavalente) e Antilaquético, para o que é indicado e para o que serve? O soro antibotrópico (pentavalente) e antilaquético é indicado para o tratamento do envenenamento causado pela picada das serpentes dos gêneros Bothrops e Lachesis.
Este produto é indicado para o tratamento de pacientes picados por cascaveis. Em casos de acidentes provocados por serpentes de outros gêneros de serpentes como Bothrops (jararaca, jararacuçu, urutu, cotiara, caiçara e outros), Micrurus (corais venenosas) e Lachesis (surucucu), o soro anticrotálico não é indicado.
Soro antiofídico é um medicamento composto por anticorpos usado para tratar picadas de serpentes peçonhentas. É um produto biológico, obtido a partir do plasma hiperimunizados de animais, como cavalos ou ovelhas.
Soro fisiológico é uma solução isotônica em relação aos líquidos corporais que contem 0,9%, em massa, de NaCl em água destilada. Cada 100mL da solução aquosa contém 0,9 gramas do sal (0,354 gramas de Na+ e 0,546 gramas de Cl-, com pH = 6,0).
Para conhecer melhor as principais estruturas, continue com a gente:
Indicado para reidratação e restabelecimento do equilíbrio hidroeletrolítico, quando há perda de líquidos e dos íons cloreto, sódio, potássio e cálcio. 2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? A solução de Ringer é composta de cloreto de sódio, cloreto de cálcio e cloreto de potássio, diluídos em água para injeção.