A Arte Barroca é conhecida pelos detalhes, requinte e elegância exagerados. Desenvolveu-se no século XVII em uma época bastante significativa para a civilização no Ocidente, pois nesse momento ocorriam grandes transformações que revolucionaram a sociedade vigente.
Conhecido como barroco, esta abordagem é caracterizada por uma estética ornamentada e exagerada que evoca a eterealidade e tem como objetivo inspirar admiração. A arte barroca no Brasil surgiu inspirada nessas influências vindas com os colonizadores portugueses e incorporou muitos elementos as produções nacionais.
Os temas principais oscilavam entre o espírito cristão e o espírito secular da vida terrena; o bem e o mal; o céu e a terra; a alegria e a tristeza; o claro e o escuro; Deus e o diabo. Esse é o motivo pelo qual dizemos que o barroco é a arte das contradições.
Igreja Católica, ao contrário dos Protestantes - que aboliram os santos de suas Igrejas - atribuiu um papel especial às artes: representar a história da religião cristã através da arte seria de maior eficácia do que contá-la. ... O barroco pode ser considerado como a arte da Contra-Reforma.
O movimento surgiu como oposição aos ideais de harmonia e simplicidade apresentados pelo Renascimento. Assim, o barroco buscava conter a Reforma Protestante ao mesmo tempo em que resgatava as ideias teocêntricas. O movimento criou, então, uma estética extravagante, requintada e cheia de representações do Divino.
A conexão entre a arte barroca e religião Assim como para a igreja católica, que fez uso do estilo como um mediador entre o mundano e o divino, atuando em defesa da fé cristã. Tanto a arte quanto a religião eram vistos como meios que guiavam o fiel para estados de espírito semelhantes.
O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. ... O Barroco apareceu como oposição ao Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade. O movimento nasceu em uma época caracterizada pelo dualismo entre teocentrismo e antropocentrismo.
Resposta: O barroco surgiu em um período de muitas incertezas e instabilidade, durante o final do século XVI e o início do século XVII. Na Europa, Lutero criava as 95 teses, que eram contra a Igreja católica e certas atitudes tomadas por ela na época – dali, surgiu a Reforma Protestante.
Foi um período do século XVI marcado pela crise dos valores Renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismo entre espíritos e razão. O movimento envolve novas formas de literatura, arte e filosofia.
Descrição: Você sabe o que é o Barroco? Movimento artístico iniciado no Brasil em 1601, com a publicação da obra literária “Prosopopeia”, de Bento Teixeira, teve, porém, como maior expoente literário Gregório de Matos, mais conhecido por “Boca de Inferno”. Nas artes plásticas, o Aleijadinho.
As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. ... No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe.