A conduta de se apropriar de bem perdido ou esquecido pelo dono, sem devolvê-lo ou entregá-lo às autoridades em 15 dias, conforme artigo 169, II do mencionado código, configura o crime de apropriação de coisa achada, que tem previsão de pena de até 1 ano de detenção e multa.
Apropriação indébita é o crime previsto no artigo 168 do Código Penal Brasileiro que consiste no apoderamento de coisa alheia móvel, sem o consentimento do proprietário. O criminoso recebe o bem por empréstimo ou em confiança, e passa a agir como se fosse o dono.
169 - Apropriar-se alguém de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza: Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa.
[Brasil] Coisa ou conjunto de coisas que sobra ou que não tem valor.
Significado de Bagaça Designação popular de qualquer coisa, objeto, local etc: preciso pegar aquela bagaça que esqueci na casa de um amigo meu. [Portugal] Pej. Mulher sem valor. Etimologia (origem da palavra bagaça).
Chamar alguém de chinelão equivale a dizer que o insultado é bagaceiro, pobre, mal arrumado, descomposto, mal-educado, tudo isso junto. Também se usa, mais contemporaneamente, dizer chinelo no mesmo sentido.
A aguardente bagaceira, ou simplesmente bagaceira, é obtida pela destilação do mosto fermentado das partes sólidas da uva, como cascas, sementes e até mesmo cachos.
A água e o etanol são os principais componentes das aguardentes de cana, porém pouco influenciam o aroma e o sabor da bebida. Assim, a fração volátil da aguardente de cana está diretamente relacionada com os compostos secundários da bebida, responsáveis pela qualidade e pela aceitação sensorial.
Aguardente
A cachaça é o caldo de cana fermentado e destilado. Na fermentação, microorganismos conhecidos por leveduras convertem o açúcar da garapa em álcool. O produto resultante, chamado de vinho (como o suco fermentado de uvas) é aquecido em alambiques para finalmente transformar-se em cachaça.
A destilaria de cachaça artesanal é popularmente chamada de alambique, que é, na verdade, a estrutura de cobre onde é feita a destilação. O cobre favorece a qualidade da bebida, atuando como catalisador de importantes reações que ocorrem durante a destilação.
Para iniciar a fermentação do mosto, preenche-se, com mosto com 6º Brix, obtido a partir do caldo de cana nova, 10% do volume total da dorna. Esse mosto deverá fermentar até atingir 2º Brix. Nesse momento, deverá ser adicionado caldo de cana madura, até que seu Brix seja elevado para 9º Brix.
4. Redução do Brix:
500 litros
Modo de preparo Numa coqueteleira (ou pote com tampa), coloque o caldo de cana, o caldo de limão, a cachaça e bastante cubos de gelo. Feche o pote e agite bem para misturar e gelar a bebida.
Veja o passo a passo
Para a fabricação da cachaça a partir do melaço, o caldo da cana-de-açúcar deve ser concentrado por meio da evaporação da água. Nesse método, o açúcar vai sendo extraído, até que o caldo comece a atingir o teor sólido desejado, que é chamado de Brix. A partir do melaço, a bebida pode entrar em processo de destilação.
Ingredients
As assim chamadas “cachaças de jambu” são bebidas mistas que se obtêm da mistura de cachaça com a erva de origem paraense chamada jambu, na forma de extrato, além de açúcar – nos piores produtos, aliás, muito açúcar. ... E por um efeito de formigamento e dormência que domina a boca de quem experimenta essas “cachaças”.
Para dar um toque especial na sua receita você pode usar alguns ingredientes diferenciados, veja algumas opções:
Cachaça pura ou envelhecida pode ser guardada no congelador ou na geladeira. Tudo bem, ela não vai congelar. Não tem problema guardar a garrafa de cachaça na geladeira e refrigerar, mas ao fazer isso poderá comprometer as avaliações sensoriais. Para avaliações e degustações o ideal é consumir em temperatura ambiente.
Segundo Ivan, existe até um ritual para preparar a aguardente com carqueja, guiné, arruda, alecrim, alho, cravo e canela. “Pegamos o barril com 50 litros de pinga e colocamos as ervas. Depois amarramos com sete voltas de barbante. Pegamos um saco plástico e damos sete nós.
Colocam as frutas inteiras dentro da garrafa, como a pera por exemplo. Em seguida colam o fundo com uma cola especial com mistura de vidro. Essa cola depois de seca, não entra em contato com o líquido e nem vaza. Em seguida colocam a cachaça e tampam.
Por aqui, uma das mais famosas é a cachaça com caranguejo. Aliás, aqui vai uma curiosidade sobre como isso é feito: primeiro, corta-se o fundo da garrafa com um cortador de vidro, depois, adiciona-se o animal dentro e depois cola-se de novo o fundo da garrafa.
Vale a pena misturar cachaças com ervas?