Ampacidade. Trata-se da capacidade máxima de corrente elétrica nos condutores.
Para isso você deve utilizar a seguinte fórmula: Iz = Ic x Fc.
A seguir uma tabela de Capacidade de Condução de Corrente de cabos condutores: Cabo elétrico de bitola 1,5 mm² suporta corrente de 15,5 ampères sem aquecer....Como calcular o tamanho da bitola (Espessura)
Para quantificar os materiais, utilize uma planta em escala para saber quantos metros lineares de eletrodutos e condutores serão necessários na obra. Meça diretamente os eletrodutos representados no plano horizontal e, a este valor, some a cota vertical (alturas de interruptores, ou tomadas, por exemplo).
O primeiro passo para determinar qual cabo deverá ser utilizado é somar todas as potências na instalação, como das lâmpadas e dos possíveis equipamentos que serão usados, essa potência total que vai determinar sobre o valor da tensão de sua instalação que vai determinar a corrente total do circuito.
Primeiramente vamos calcular a bitola correta do condutor apropriada ao motor de 5 Cv que funciona com tensão de alimentação em 110 volts. Considerando que um Cv equivale a 739 watts, teremos então: 739 x 5= 3695 watts. Chegamos à conclusão que o condutor de 6,0 mm² seria apropriado para o motor de 5 Cv.
Tabela para os condutores mais utilizados em circuitos elétricos residenciais
Para chuveiro com a tensão nominal de 127V e 5500W de potência, deve ser adotado disjuntor de 50A e a seção do cabo deve ser 10mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm².
Características
Características
O fio apropriado do relógio até o quadro de distribuição é o fez flexível. A bitola e a mesma do que vem da rua até o seu poste de entrada. Boa tarde, normalmente usa se o fio de 10 mm, flexível, devido ser uma distância um pouco alta, vc não vai ter perdas. Tem que ser cabo flexível de preferência 10mm.
16 mm²
Em geral, a bitola do fio sólido varia entre 1,5 mm² a 10 mm². Como apontamos, uma bitola maior indicará uma maior capacidade de suportar uma elevada corrente elétrica. Porém, a escolha deve ser sempre feita considerando a amperagem da rede.
Estão disponíveis no mercado fios e cabos com bitolas que variam de 1,5 mm² a 240 mm². A seção nominal máxima dos fios é de 10 mm². Já os cabos têm bitolas formadas por sete fios, com seção nominal de até 35 mm²; 19 fios, que vão de 50 mm² até 95 mm²; e 37 fios, a partir de 120 mm².
No entanto no caso dos mais finos, fica muito difícil medir este diâmetro diretamente. Assim, o que se faz é enrolar 10 ou 20 voltas num lápis. Por exemplo, se enrolarmos 20 voltas de fio e medirmos 3 mm saberemos que cada volta corresponde a aproximadamente 0,15 mm e que portanto esta é a espessura do fio.
Medindo-se a resistência de um fio uniforme e homogêneo em função de seu comprimento, pode-se determinar a resistividade do material de que ele é feito. Para isso, basta conhecer a área da seção reta do fio. Determinar a resistividade elétrica de um fio de metal.