Formação do Adjetivo Quanto à formação, o adjetivo pode ser: Adjetivo simples: Formado por um só radical. Por exemplo: brasileiro, escuro, magro, cômico. Adjetivo composto: Formado por mais de um radical.
Adjetivo é toda palavra que se refere a um substantivo indicando-lhe um atributo. Flexionam-se em gênero, número e/ou grau. Sua função gramatical pode ser comparada com a do advérbio em relação aos verbos, aos adjetivos e a outros advérbios.
O adjetivo é a palavra que caracteriza os seres ou os objetos nomeados pelo substantivo, indicando-lhes: a) qualidade ou defeito – menino sapeca, amor intenso, casa moderna.
Adjetivos são palavras que atribuem qualidade a um outro termo como substantivos, pronomes, etc. Eles geralmente caracterizam um aspecto, estado ou defeito.
O adjetivo é uma palavra que modifica um substantivo, atribuindo a ele uma qualidade ou classificação, e pode variar em gênero, número e grau. Confira abaixo uma série de atividades sobre adjetivos e consolide seus conhecimentos com o gabarito comentado.
Os graus dos adjetivos são comparativo e superlativo. Eles são utilizados para fazer comparações ou elevar as características atribuídas aos substantivos.
Gramática. O adjetivo é essencialmente um modificador do substantivo e possui dois graus, o comparativo e o superlativo. Como você já dever ter estudado, o adjetivo é um modificador do substantivo e pode variar em gênero, número e grau.
Comparativo de inferioridade – Marcela é menos esperta que sua prima. Comparativo de superioridade – Marcela é mais esperta que sua prima. Superlativo – A característica atribuída pelo adjetivo é intensificada de forma relativa ou absoluta. ... No superlativo absoluto, a característica é evidenciada de modo exagerado.
O grau comparativo estabelece inferioridade, igualdade e superioridade, subdividindo-se em grau comparativo de inferioridade, grau comparativo de igualdade e grau comparativo de superioridade.
O grau superlativo é o tipo de flexão do adjetivo que intensifica as características atribuídas aos substantivos. Pode ser de dois tipos: superlativo relativo ou superlativo absoluto. O grau superlativo relativo é aquele que eleva algo em relação a um conjunto. Exemplos: É o casaco mais quente do meu armário.