Helena para de respirar e é curada por João - Novela Jesus - RecordTV - R7 Novela Jesus.
Segundo uma velha tradição, Pôncio Pilatos teria morrido na Espanha, convertido ao cristianismo por São Paulo.
O historiador cristão Eusébio (História Eclesiástica), escrevendo no início do século IV, afirma que "a tradição relata que" Pilatos cometeu suicídio depois de ser chamado de volta a Roma devido à desgraça em que se encontrava. Ele data o acontecimento no ano 39 d.C..
A audiência continua (João e Pilatos finalmente faz a famosa pergunta: «Que é a verdade?» (João 18:38) (em latim: Quid es veritas?). Saindo de lado, Pilatos publicamente declara que seu julgamento é que Jesus seria inocente das acusações, mas a multidão insiste na crucificação.
Já o evangelho de Lucas relata que "as mulheres da Galileia" visitaram a tumba e que Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, "Joana" e as "outras mulheres da Galileia" contaram posteriormente aos discípulos o que acontecera durante a visita ao túmulo vazio.
O lugar foi identificado pela mãe do imperador romano Constantino, Helena, em 326 d.C., que mandou construir a Basílica do Santo Sepulcro. A descoberta dos arqueólogos pode provar que a localização do túmulo não mudou ao longo do tempo, mesmo após um incêndio que atingiu a basílica e destruiu a edícula em 1808-1810.
O Evangelho de Lucas menciona Maria frequentemente em relação aos outros evangelhos, identificando-a pelo nome doze vezes, todas elas na narrativa da infância (Lucas 1:46,56, Lucas 2:5,.
Roma, Itália
Diz a tradição cristã que nesse período Nero mandou crucificar o apóstolo Pedro e decapitar o apóstolo Paulo. No ano seguinte, Nero matou Popeia, grávida, com um pontapé no ventre.