Se o FAN vem positivo indicando que a fluorescência se concentrou no núcleo das células, formando um padrão “pontilhado grosso”, há maior chance deste resultado estar associado ao lúpus. Já se o padrão da fluorescência estiver no núcleo com aspecto “pontilhado fino denso”, temos mais provavelmente uma pessoa saudável.
As doenças mais associadas com fator antinuclear positivo são as doenças autoimunes sistêmicas, como o Lúpus e a Esclerodermia (esclerose sistêmica). O FAN pode ser positivo também em doenças autoimunes restritas a alguns órgãos, como tireoidite de Hashimoto e hepatite auto-imune.
Durante muito tempo os médicos acreditaram que quem tinha lúpus não poderia jamais engravidar. No entanto, já há cerca de 20 anos, sabe – se que a gravidez não está proibida para as mulheres com lúpus, mas que ela deve ser programada.
Quando em baixos titulos ( a baixo de 1/160), com o padrão pontilhado fino denso, e o indivíduo não tiver outros comemorativos clínicos e laboratoriais para o diagnóstico de Lúpus ou oitras colegenoses em que o FAN é positivo frequentemente, não podemos dizer que significa doença.
O padrão nuclear pontilhado fino denso é um padrão encontrado principalmente na população saudável, mesmo em títulos elevados. Sua positividade em um contexto em que o paciente não tem sintomas ou alterações laboratoriais, mesmo em títulos elevados, não deve gerar preocupação ou indicar aprofundar a investigação.
IMPORTANTE: Lúpus com manifestações graves também podem acarretar outras complicações, como anemia hemolítica, amplo envolvimento cardíaco ou pulmonar, doença renal ou envolvimento do sistema nervoso central, necessitando de um tratamento mais agressivo e específico..
O lúpus é uma doença muito variável que pode acometer somente a pele ou acometer a pele e alguns órgãos como os rins. Hoje em dia com os tratamentos atuais a expectativa de vida dos pacientes com lúpus é igual a da população geral. Mantenha sempre o acompanhamento com seu médico para avaliações periódicas.
O LES pode causar uma ampla gama de sintomas relacionados com o sistema nervoso que vão desde problemas psiquiátricos, como depressão, ansiedade, perda das funções cognitivas (memória, atenção, aprendizagem) e distúrbios do comportamento, até manifestações neurológicas como dores de cabeça, convulsões e doença vascular ...
Este estudo identificou 8.
Como o lúpus afeta o coração? O lúpus pode causar bloqueios nas artérias cardíacas (doença arterial coronariana ou DAC), vazamento de válvulas cardíacas, irritação da camada externa do coração e até insuficiência cardíaca.
No Brasil, estimativas indicam que existem cerca de 65 mil pessoas com lúpus, sendo a maioria mulheres. Acredita-se, assim. que uma a cada 1,7 mil mulheres no país tenha a doença.
Não recomendo uso de tatuagens em pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico, você pode predispor ou até mesmo acelerar a doença. A grande questão é também precisamos saber se existe uma manifestação cutânea, pois caso tenha fica ABSOLUTAMENTE contra indicado.
Os exames laboratoriais abaixo são úteis no diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico (LES): Pesquisa de autoanticorpos, como: Anticorpos antinúcleo (FAN) – Positiva na maioria dos pacientes com LES e em outras doenças do colágeno. Anticorpos anti-Sm – Positiva somente em pacientes com LES.
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), também conhecido como lúpus, é uma doença auto-imune crônica, inflamatória e que afeta 5 milhões de pessoas em todo o mundo, com 90% destes casos ocorrendo em mulheres.
Tipos de lúpus