Romantismo é absorvido pelo balé que, até aquela época, falava de histórias de fadas, bruxas e feiticeiras. Procurou recuperar a harmonia entre o homem e o mundo. É nessa época, século XVIII, que os bailarinos começam a usar sapatilhas, completando a revolução do balé.
La Sylphide
O período romântico no ballet vai durar mais ou menos entre os anos 1830, tendo como marco inicial o ballet La Sylphide, e 1870, tendo o marco final em Coppélia.
O Ballet associa os benefícios de um exercício físico ao prazer e beleza da dança, auxiliando, inclusive, no desenvolvimento de habilidades sensoriais, cognitivas e emocionais. Realizar um esporte, dança ou outra atividade física pode colaborar para o desenvolvimento infantil para além da saúde.
O ballet combina atividades físicas com musicalidade, lateralidade, coordenação motora e um pouco de teatralização, esta é considerada uma atividade bastante completa para as crianças. Além disso, o ballet auxilia na concentração, postura e ritmo, que são importantes para muitas outras atividades.
A dança desenvolve a coordenação motora, agilidade, ritmo, percepção espacial e fortalece a musculatura. Também melhora a autoestima, as relações interpessoais, reduz os bloqueios psicológicos, melhora a concentração, sensibilidade e a motivação; fatores importantes para potencializar a criatividade.
Concluímos que a dança pode desempenhar um papel de transformação pessoal e social por dar oportunidade tanto para as pessoas com deficiência que a praticam quanto para as pessoas sem deficiência que visualizam seus desempenhos, experiências que podem suscitar reflexões referentes principalmente à aceitação de ...
Foi no ano de 2.
Papalia & Olds (2000) confirmam que o dançar aliado ao brincar, tem como fim o aprimoramento biopsicossocial da criança, ou seja, elas desenvolvem a criatividade e adquirem habilidades nas resolução de problemas pessoais e sociais, a partir do auto-conhecimento e da compreensão do ponto de vista de outra pessoa.
Antes de tudo é preciso entender que o sapateado tem como principal característica os sons produzidos pelos dançarinos com os sapatos ao entrar em contato com o chão, transformando-os em verdadeiros instrumentos de percussão.
A criança que dança trabalha a musculatura, fortalecendo-a, estimula a coordenação motora, flexibilidade, postura, tem maior consciência corporal, noções de espaço, além de melhorar sua integração social. Musicalidade, ritmo e criatividade também estão entre os ganhos.
Resposta. Através da dança criativa pretendemos contribuir para a formação da consciência corporal, incentivar a criatividade, ampliar as relações sociais, respeitar os limites e reconhecer as possibilidades do próprio corpo e dos colegas.
Segundo alguns autores, a manifestação artística teve origem na cultura europeia, já outros consideram que a dança sofreu influências africana e indígena. ... A história que é representada através da dança e da cantoria sobre a mulher de um vaqueiro que está grávida e tem o desejo de comer a língua de um boi.