Água e íons são essenciais para o desenvolvimento da planta e são conseguidos graças às raízes, que, além de fixar a planta no solo, atuam na função de absorção. Essas substâncias entram pelas raízes e seguem até o xilema, um tecido condutor que as transporta para todas as partes da planta.
A epiderme é a camada mais externa. Ela é responsável pela absorção de água e nutrientes do solo e pela proteção da raiz. É formada por uma camada única de células e apresenta estruturas chamadas de pelos radiculares.
A raiz é um órgão presente em plantas vasculares e divide-se em quatro partes: região meristemática, lisa (alongamento), pilífera (maturação) e suberosa (ramificação). A raiz é um órgão presente em plantas vasculares e é responsável pela fixação ao substrato, absorção, condução e armazenamento de nutrientes.
Benefícios das folhas mais comuns
A alcachofra é uma das flores mais consumidas do mundo e ajuda no sistema digestivo.
Flores como rosas, orquídeas, crisântemos, margaridas, gerberas e cravos e folhagens como as de eucalipto, limão, laranja, hortelã e folhas de parreira são boas opções para decorar o bolo, por sua beleza e durabilidade.
Uma forma de conservar as flores é pincelá-las com clara de ovo desidratada, pasteurizada, utilizando um pincel suave de boa qualidade. Depois, espalhe açúcar em pó fino e deixe secar. As flores devem ser armazenadas num espaço seco e abrigado da luz.
Tem, por exemplo, cerca de 20 pétalas. Então, uma rosa é uma flor com 20 pétalas.
Camomila: Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis! Consumida em chás, a Camomila tem pétalas comestíveis de sabor idêntico a maçãs doces. Apenas as pétalas destas flores são comestíveis. O pólen pode causar alergias a indivíduos susceptíveis.
Rica em fibras, cálcio e vitamina C, flor de abóbora é um ingrediente saboroso e delicado. A flor de abóbora da espécie Cucurbita pepo é comestível e faz bem para a saúde. Ela é um ingrediente popular da culinária italiana, mas, no Brasil, é uma Panc (Planta alimentícia não convencional).
Consumo de flores: onde comprar Dependendo da espécie, é mais difícil encontrar flores comestíveis nos supermercados. Por isso, o ideal é comprá-las em grandes redes de Garden, mercearias gourmet ou direto com produtores locais.
Pouca gente sabe, mas a violeta entra na lista das flores comestíveis com fácil cultivo no Brasil. Ela serve para incrementar o sabor de doces, bolos, chás e geleias.
A Violeta de cheiro (Viola Odorata) é que podemos usar em saladas, doces e até colocar nas forminhas de gelo e deixar a água mais gostosa. De maneira geral, as flores comestíveis têm sabor suave e comprometem pouco as características dos demais ingredientes.