O vômito com sangue, cientificamente chamado de hematêmese, é a saída de sangue não digerido pela boca e pode acontecer devido a qualquer alteração envolvendo os órgãos constituintes do trato gastrointestinal, como estômago, esôfago e garganta, por exemplo.
Vomitar sangue durante a gravidez indica um problema de saúde grave. O corpo está a avisá-la que existe um estado de inanição e desidratação significativo. Também pode estar a avisar que o seu corpo necessita de nutrientes, que tem uma intoxicação alimentar ou que tem tensão alta na gravidez.
Porém, antes da menstruação ela é considerada um sintoma da tensão pré-menstrual. Além da dor, a cólica pode aparecer acompanhada de outros sintomas e manifestações, como náuseas, diarréia, vômitos, dor nas costas, cansaço, nervosismo, tonteira, dor de cabeça e até desmaio”, explica Denise.
Apresentadora conta que já chegou a vomitar 15 vezes em uma única noite por conta da condição. Enjoos e mal-estar são comuns durante a gravidez, mas quando a vontade de vomitar ocorre com muita frequência e de maneira incontrolável, causando perda de peso e desidratação, é classificada como hiperêmese gravídica.
Náusea e vômito são sintomas previsíveis durante a gravidez e afetam até 80% das gestantes, principalmente no primeiro trimestre --é a chamada êmese gravídica, que costuma passar com o avanço da gravidez e mudanças nos hábitos de alimentação.
Geralmente as náuseas aparecem bem no início da gestação, por volta da terceira semana, mas, não é uma regra. Algumas mulheres podem começar a se sentir enjoadas e nauseadas já na segunda semana e outras não apresentarem nenhum mal-estar nesse comecinho da gravidez.
Náusea e enjoo matinal "São comuns devido à elevação do hormônio Beta HCG , que estimula o centro do vômito e atinge seu pico em torno de 10 semanas de gestação", explica Domingos Mantelli Borges Filho. Segundo o médico, muitas vezes o enjoo aparece a partir da segunda semana de gravidez.
Enjoo matinal As náuseas podem vir com ou sem vômitos; ocorrem principalmente na parte da manhã, mas podem se manifestar a qualquer momento do dia. Os enjoos da gravidez normalmente surgem na 5ª ou 6ª semanas, durando, geralmente, até a 12ª semana, data que marca o início do 2º trimestre de gestação.
O enjoo causado por problemas digestivos - como gastrite, gastroenterite, refluxo, cálculo na vesícula, hepatite, pancreatite, etc - costuma acontecer logo após refeições. Já as causas da náusea horas depois da alimentação podem estar relacionadas a alguma obstrução na passagem de alimentos.
Como o enjoo está associado à produção de hCG ele tende a se iniciar com 5 ou 6 semanas, apresentar um pico entre 8 e 10 semanas e, a partir de então, reduzir. Deve desaparecer completamente em cerca de 16 semanas, muito embora costume cessar antes deste período.