Osteócitos são células maduras derivadas dos osteoblastos , residentes em lacunas da matriz óssea. Há de 20 000 a 30 000 osteócitos por mm³ de osso. Apesar de os osteócitos abandonarem a função de secretar a matriz óssea, eles permanecem secretando substâncias necessárias à manutenção do osso.
A reabsorção externa, caracterizada pela perda progressiva de estrutura dental, ocorre em área onde há exposição da porção mineralizada da superfície dentária que fica sujeita à ação de células clásticas e dos mediadores liberados pelos osteoblastos e pelas células mononucleares (3).
Se após essa avaliação for verificado que a doença já está estável, e que exista pelo menos 2/3 de osso sustentando sua raiz, você pode usar seu aparelho ortodôntico tranquilamente. ... Em todo tratamento ortodôntico, independente da técnica, há reabsorção radicular.
Figura 1 - Representação esquemática da reabsorção interna. Canal em forma de balão. O tratamento das RI consiste na preparação biomecâni- ca do canal, procedendo-se desta forma à remoção mecâ- nica do tecido pulpar inflamado ou necrosado e com irriga- ção de hipoclorito de sódio na concentração de 1%(11).
Sabendo-se que o cemento é mais resistente à reabsorção, o osso alveolar é reabsorvido e remodelado com consequente movimen- tação dentária, enquanto a raiz sofre uma reabsorção insignificante do ponto de vista clínico, denominada arredondamento apical.
Segundo o profissional, a interrupção do uso do aparelho fixo vai depender de cada caso. “Se for uma doença gengival leve (gengivite leve) onde o paciente consegue fazer o controle e alterar o quadro, não há necessidade de retirar o aparelho e interromper o tratamento”, esclarece ele.