De acordo com a psicanálise, os nossos desejos reprimidos podem, de certa forma, ser realizados durante o sonho. ... Outras vezes, temos pesadelos, às vezes recorrentes, dos quais temos muito medo, e despertamos assustados.
O motivo de nem sempre lembrarmos do que sonhamos é que essa recordação depende da transferência de conteúdo da memória recente para a remota, e isso só é possível quando existe algum grau de despertar (chamado de microdespertar) após o sonho ter acontecido.
O esquecimento de um sonho poderia ser explicado pela ausência do hormônio noradrenalina no córtex cerebral, região responsável pela memória, pensamentos, consciência e linguagem de alguém. ... Entretanto, a simples ausência desse hormônio pode não ser o suficiente para explicar o esquecimento dos sonhos.
Os sonhos espirituais são mais nítidos, mais claros. ... Às vezes, nada lembramos dessa vivência espiritual, porque, durante ela, o cérebro físico não foi utilizado e depois, no retorno ao corpo, a matéria deste, pesada e grosseira, também não permitiu o registro das impressões trazidas pelo espírito.
Há pessoas que dizem sonhar muito; outras, que não sonham nada. Na verdade, os seres humanos sonham todas as noites, lembrem-se ou não dos sonhos que tiveram. Aliás, há trabalhos demonstrando que todos os mamíferos sonham. Para o cérebro não faz diferença se é sonho ou realidade.
O significado de sonhar com pessoas desconhecidas pode simbolizar sua hesitação, insegurança ou instabilidade na vida desperta. ... Porém, o sonho com pessoas desconhecidas também é sinal de mudanças em sua vida e, geralmente, refere-se a boas transformações, a menos que a pessoa desconhecida seja feia ou deformada.