[ Fisiologia ] Fluxo menstrual muito pouco frequente . Grafia no Brasil: oligomenorréia. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: oligomenorreia.
A imaturidade do eixo hipotálamo-hipófise-ovários é a principal causa de oligomenorreia, em adolescentes não grávidas, nos primeiros 18 a 24 meses após a menarca15.
Pouca menstruação A pouca menstruação, conhecida por hipomenorreia, é normal na mulher que toma anticoncepcional e também pode acontecer por um processo de envelhecimento natural da mulher e ser indicativo da pré-menopausa, não indicando nenhum problema ginecológico.
Geralmente, a menstruação escura e em pouca quantidade é normal e não indica qualquer problema de saúde, especialmente se surgir no início ou final da menstruação.
O sangramento durante a gravidez podem ter diferentes causas dependendo do tempo de gestação. O sangramento logo no início da gravidez é comum nos primeiros 15 dias após a concepção e, neste caso, o sangramento é rosado, dura cerca de 2 dias e provoca cólicas iguais às da menstruação.
Segundo Jorge Calás, um dos sangramentos que podem vir acompanhados de cólica é o que resulta em um processo de abortamento. Em outras situações, como no descolamento prematuro da placenta, o fluxo de sangue é aumentado e a mulher pode sentir dores (não só na parte de baixo do ventre, como acontece nas cólicas).
Nem toda cólica ou pequeno sangramento é sinal de aborto. Muitas mulheres sangram no início da gravidez e prosseguem para dar à luz a bebês saudáveis. Entretanto, esses são sinais e sintomas que devem ser comunicados a seu médico com presteza.
Observa- se que, em termos gerais, a fonte do sangramento é praticamente sempre materna (e não fetal) e, na maior parte dos casos, esse sangramento pode resultar da ruptura dos vasos sanguíneos na decídua (isto é, endométrio da gravidez) ou de lesões cervicais ou vaginais discretas.
CID 10 R58 Hemorragia não classificada em outra parte – Doenças CID-10.
R104 - Outras dores abdominais e as não especificadas.