A função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem. Quando escrevemos um texto, nossas intenções ficam evidentes. Para que isso aconteça, adequamos nossa linguagem para atender a um objetivo específico na comunicação.
A Função Conativa, também chamada de função apelativa, se caracteriza pelo fato de transmitir uma mensagem com o intuito de convencer o interlocutor. Assim, se você escreve um texto que tem como objetivo convencer, persuadir, cativar, com certeza, utiliza a função conativa da linguagem.
A função poética da linguagem, um dos seis elementos da comunicação prescritos pelo linguista russo Roman Jakobson, tem como principal característica a emissão de uma mensagem elaborada de maneira inovadora, encontrada predominantemente na linguagem literária, sobretudo na poesia.
Resposta. centralizada no emissor, revelando sua opinião, sua emoção. Nela prevalece a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações./span>
As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.
Função metalinguística e função conativa. Função emotiva e função fática. Função fática e função referencial.
Função referencial: referente é o objeto ou situação de que a mensagem trata. A função referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informações objetivas sobre ele. Essa função predomina nos textos de caráter científico e é privilegiado nos textos jornalísticos.
A mensagem é centrada nas opiniões, sentimentos e emoções do emissor, sendo um texto completamente subjetivo e pessoal. A ideia de destaque do locutor dá-se pelo emprego da 1ª pessoa do singular, tanto das formas verbais, quanto dos pronomes. É comum a presença de interjeições, reticências e pontos de exclamação.
A comunicação tem quatro funções básicas dentro da organização: controle, motivação, expressão emocional e informação.
Uma função é uma relação matemática estabelecida entre duas variáveis. As funções podem ser injetoras, sobrejetoras, bijetoras e simples. Função é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto (representado pela variável x) a um único elemento de outro conjunto (representado pela variável y).
Emissor: chamado também de locutor ou falante, o emissor é aquele que emite a mensagem para um ou mais receptores, por exemplo, uma pessoa, um grupo de indivíduos, uma empresa, dentre outros.
Toda mensagem se refere a um contexto, a uma situação, e para ser transmitida necessita de um meio físico concreto. Esse meio é chamado de canal de comunicação./span>
Código: é o meio pelo qual se passa a mensagem: gestos, figuras, fala, escrita. Canal: é o meio pelo qual a mensagem circula. Contexto: é o meio no qual o receptor e emissor estão inseridos: situação, lugar.
Emissor – é aquele que transmite a mensagem. Receptor – é a pessoa que recebe a mensagem. Mensagem – é tudo aquilo que o emissor envia ao receptor. Código – é o conjunto de sinais utilizados na comunicação para transmitir a mensagem, podendo ser de várias maneiras, como as que vimos por meio dos exemplos acima.
O código é o conjunto de sinais escolhidos pelo emissor que são usados no processo comunicativo para a transmissão da mensagem. É o código que é decodificado pelo receptor./span>
Significado de Interlocutor substantivo masculino Pessoa que conversa com outra. Aquele que fala ou participa de uma conversa, diálogo. Cada um dos indivíduos que fazem parte uma interação comunicativa.
Elementos da comunicação
Para que uma comunicação aconteça, são necessários seis elementos: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal, o contexto e o código. ... Uma mensagem, que consiste no próprio texto (verbal ou não) que se transmite. Essa mensagem é transmitida por um canal, isto é, o canal é responsável por veicular a mensagem.
Os elementos da comunicação são: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal, o contexto e o código.
Resposta: Os elementos da comunicação são: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal, o contexto e o código./span>
Emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto são elementos que caracterizam a comunicação.
Linguagem. Mensagem. Receptor./span>
10) Quando a mensagem se apresenta fragmentada ou incompleta, houve falha quanto à: A) formatação. B) digitação.
RESPOSTA ESPERADA: Devemos utilizar a linguagem formal e/ou o nível culto já que estamos falando de uma mensagem enviada através de um e-mail institucional. A linguagem formal pode ser nomeada também como registro formal.
Canal. Intenção. Mensagem./span>
Resposta. Explicação: Canal, mensagem, receptor e emissor, são elementos de comunicação./span>