Esquizofrenia simples: A esquizofrenia simples apresenta mudanças na personalidade. O paciente prefere ficar isolado – o que inibi seu convívio social –, é disperso aos acontecimentos do dia a dia e insensível no que diz respeito a afetos.
Os sintomas são variados e o termo "indiferenciado" se refere ao fato de que é possível diagnosticar a esquizofrenia, mas não o tipo dela: comportamento desorganizado, comprometimento do repertório comportamental interpessoal e do desempenho ocupacional, progressivos; ideias deliroides, achatamento da vida emocional ...
substantivo masculino [Psicologia] Perturbação mental caracterizada pela presença de alucinações, desorientação, confusão etc. [Por Extensão] Modo de pensar desorganizado, ilógico; loucura. [Por Extensão] Excesso de entusiasmo; exaltação, entusiasmo: delírio criativo.
Frequentemente, as circunstâncias que causam o delírio são aquelas que impedem que o oxigênio ou outras substâncias importantes alcancem o cérebro. As causas as mais comuns do delírio são desidratação, infecção e o uso das drogas, drogas especialmente psychoactive, anticholinergics e opiáceo.
Existem vários tipos de delírio, mas os principais são: