Resposta. Resposta: Como o próprio nome indica, biodiversidade trata da diversidade de vida em todos os ecossistemas existentes, seja no mais profundo oceano, seja no topo das mais altas montanhas.
A diversidade religiosa pode ser considera um dom pelo fato de que o respeito, diálogo com as outras religiões mostram que a humanização, a empatia e a coletividade pode ser algo alcançado e isso é um dom para os religiosos.
A tolerância religiosa pode ser considerada um dom, porque a maior parte das religiões age de forma excludente em relação as demais religiões, e muitos fieis não tem discernimento para agir de modo adequado. ... Afinal, como o “certo” em relação à religião é relativo, todos podem ser vítimas em algum momento.
O Brasil é um país que possui uma rica diversidade religiosa. Em função da miscigenação cultural, fruto dos vários processos imigratórios, encontramos em nosso país diversas religiões e uma tendência de mobilidade entre elas. A população brasileira é majoritariamente cristã (89%), sendo sua maior parte católica (70%).
Saber reconhecer e respeitar a riqueza das diferenças sejam elas, na aparência, nos costumes, nas crenças, nas culturas, devem ser uma grande experiência de encontro, de troca de conhecimento e jamais de discriminação ou intolerância. ... Em nome das religiões, cabem atitudes de respeito, consideração, diálogo e paz.
Edézio Peterle – A religião está ligada à vida do homem desde a antiguidade. Alívio para os sofrimentos e esperança que a morte não seja o fim da vida são algumas questões que o homem procura constantemente responder.
Por religião se entende um sistemas de crenças que estabelece as relações dos grupos sociais com um ser transcendente. As religiões são compostas por narrativas históricas, símbolos e tradições que se destinam a dar sentido à vida, a explicar sua origem e a do universo.
A religião pode ser definida como um conjunto de crenças e práticas sociais relacionadas com a noção de sagrado. A religião é um dos fenômenos mais importantes entre aqueles pertencentes exclusivamente ao ser humano.
A palavra religião tem origem do latim e significa “religar”. Em um sentido moderno, esse termo é entendido como o conjunto de crenças do ser humano na existência do divino.
Irreligião (também referida como incredulidade, ausência de religião ou pessoas sem religião) é a ausência, indiferença ou não prática de uma religião.
Em palavras mais simples: um deísta é aquele que está inclinado a afirmar a existência de um princípio criador, mas não pratica nenhuma religião, não negando a realidade de um mundo completamente regido pelas leis naturais e físicas. A interpretação de Deus pode variar para cada deísta.
Muitas religiões têm narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida. ... Elas tendem a derivar em moralidade, ética, leis religiosas ou em um estilo de vida preferido de suas ideias sobre o cosmos e a natureza humana.
O líder religioso tem a função de preservar e de transmitir os princípios religiosos, ele é o responsável por transmitir a palavra sagrada que deve ser preservada e difundida, sem traí-la nas suas originalidades.
O líder religioso é a voz da sua comunidade, é quem anuncia o desejo e necessidades de sua Tradição em favor de um mundo mais humanizado. Na atualidade, os líderes e religiosos tem muitas funções importantes, entre elas, auxiliar no (re)descobrimento da sacralidade da terra, de tudo o que está nela e dela provém.