Versículos sobre pessoas que não pagam suas dívidas. Provérbios 22:7 – “O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta”. Salmos 37:21 – “Os ímpios tomam emprestado e não devolvem, mas os justos dão com generosidade”.
Agiotagem consiste no empréstimo de dinheiro a juros excessivos, superiores àqueles legalmente permitidos em Lei, cuja prática de cobrança é considerada CRIME CONTRA A ECONOMIA POPULAR, denominada USURA PECUNIÁRIA OU REAL. É o que se infere do art. 4º da Lei nº 1.
Usura é o ato de emprestar dinheiro a uma taxa de juros que é considerada excessivamente alta ou que é superior à taxa permitida por lei. ... À época, o termo dizia respeito à cobrança de qualquer quantia de juros sobre fundos emprestados.
A usura era considerada um pecado contra a justiça pelo fato de o lucro obtido sobre o tempo de empréstimo de um dinheiro sem finalidade produtiva não ser justo para com aquele que dele necessitava. O usurário pecava ao levar vantagem sobre o tempo desse empréstimo.
Os juros podem variar de acordo com a vontade de quem empresta (o agiota). Todavia, são mais comuns juros entre 10% a 15% com base no valor emprestado. Em alguns casos, esses juros são cobrados mensalmente.
As empresas de factoring estão proibidas de praticar atos exclusivos das instituições financeiras, como empréstimos de dinheiro.
Confira, abaixo, seis possibilidades para conseguir dinheiro emprestado:
A Agiota Fácil pode emprestar o dinheiro que você pedir, desde que possa comprovar que mais para a frente vai poder fazer o pagamento. Assim, será preciso apresentar algum comprovante de sua renda. Se você não tiver restrições no nome, melhor. Se tiver, pode fazer, mas as taxas de juros serão mais altas.