O juros pró-rata é o juros diário sobre um valor. Será obtido a partir da sua divisão, simples ou exponencial, pelo número de dias envolvidos no período de tempo referido. Abaixo veremos um exemplo onde temos um saldo devedor de R$ 900,00 e precisamos aplicar juros de 1% até a data de pagamento.
JCP: cálculo
Para fins de cálculo, a fórmula usada para se chegar ao TLP é: TLP = Juros Reais Pré-fixados (“TLP-Pré) x Inflação (IPCA). Mas calma! A taxa final de juros do contrato considera ainda outros fatores como, por exemplo, o spread bancário e o grau de risco de inadimplência do tomador do empréstimo.
IPCA + 2,08% a.a.
Mar/2019 2,84% a.a.
Brasil - Taxa de Longo Prazo (TLP)
Tabela TJLP:
Jan/2020 a Mar/2020 5,09% a.a. Out/2019 a Dez/2019 5,57% a.a.
De acordo com lei publicada em setembro deste ano, a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) será substituída pela Taxa de Longo Prazo (TLP). A TLP será definida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais a taxa de juro real da NTN-B de cinco anos (média trimestral).
A partir de 1º de janeiro de 2018, a TLP (Taxa de Longo Prazo) passou a vigorar e a ser, então, a taxa de juros das linhas de crédito do BNDES. Ou seja, ela começou a valer para todos os contratos assinados com o banco daquela data em diante.
Taxa de Licença e Publicidade (TLP) | Jurisprudência | Busca Jusbrasil.
TJLP é a Taxa de Juros de Longo Prazo usada pelo governo para aplicar em operações feitas pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento). ...
O Banco Central (BC) divulgou a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) que vai vigorar ao longo do terceiro trimestre. ... Já a TLP é calculada com base na média de juros nos três últimos meses de rendimentos diários de uma NTN-B com prazo de cinco anos, mais a inflação.
Taxa de Juros de Longo Prazo - TJLP
A sigla IPCA corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. A diferença entre eles está no uso do termo “amplo”. O IPCA engloba uma parcela maior da população. Ele aponta a variação do custo de vida médio de famílias com renda mensal de 1 e 40 salários mínimos.
Focus: projeção para IPCA 2020 sobe de 1,67% para 1,71% e segue em 3% para 2021. Os economistas do mercado financeiro alteraram a previsão para o IPCA - o índice oficial de preços - em 2020.
O que compõe o IPCA / IBGE:
IPCA foi de 0,86% em fevereiro
A inflação oficial brasileira, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acelerou de 0,89% para 1,35% entre novembro e dezembro, e encerrou 2020 com alta de 4,52%, ante aumento de 4,31% em 2019. As informações foram pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A inflação fechou 2020 com alta de 4,52%, a maior desde 2016 (6,29%), segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado hoje (12) pelo IBGE.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro foi de 0,89%, 0,03 pontos percentuais acima da taxa de outubro (0,86%).
IPCA-15 varia 0,23% em agosto