Agora, se observar que o bebê está se mexendo muito pouco e a barriga está mais baixa do que antes, é sinal de que ele está se preparando para nascer. Isso acontece quando ele se encaixa na região pélvica da mãe, geralmente nos dias que antecedem a data prevista para o parto, segundo Werner Júnior.
Em alguns casos, o bebê permanece sentado na barriga da gestante, o que é chamado de posição pélvica. Assim, em vez de nascer pela cabeça, a criança nasce pelo quadril. Cerca de 3 a 4% dos nascimentos ocorrem com o bebê na posição pélvica.
Como diz que é situação longitudinal, significa que o feto esta de forma vertical com o dorso voltado para a esquerda. E a apresentação cefalica, é que está com a cabeza para abaixo, encaixado na pelvis e pronto para nascer.
Já quando a mãe está próxima das 36 semanas de gravidez, é comum que aconteça o "encaixe". ... O "encaixe" acontece no final da gestação, quando há uma acomodação da apresentação do bebê na pelve da mãe (região da bacia). Por isso, é difícil que ele mude de posição naturalmente depois que passa pelo processo.
O encaixe não provoca grande alteração na movimentação. Importante é seguir as orientações de seu Obstetra, quanto a movimentação fetal!
Um bebê normalmente encaixa na 36ª semana de gravidez, ainda que esse encaixe possa ocorrer depois ou só no momento do trabalho de parto.
Como se preparar para os exercícios
Os 4 principais sinais que indicam que o trabalho de parto está começando são:
Como cronometrar as contrações:
Quando o processo de nascimento começar verdadeiramente as contrações se tornam regulares. Nos estágios iniciais, geralmente ocorrem em intervalos de 15 a 20 minutos e duram entre 30 e 45 segundos. Conforme o trabalho de parto avança, essas contrações ficam mais frequentes e duram em torno de 60 segundos.
Cada situação é diferente da outra, mas, geralmente, é aconselhável que as gestantes devam ir para o hospital quando as contrações durarem 60 segundos ou mais, com cinco minutos de intervalo entre elas por pelo menos uma hora.
O tempo de contração inicial costuma durar cerca de 25 a 35 segundos, em intervalos entre 30 e 20 minutos. Nessa etapa, não faz muito sentido se dirigir ao hospital ou ligar para o seu médico. Isso porque não haverá dilatação suficiente para que o bebê nasça.
Estas contrações e treinamento duram em média de 30 a 60 segundos, são irregulares e causam apenas desconforto na região pélvica e costas. Não causam dor, não dilatam o útero e também não possuem a força necessária para fazer com que o bebê nasça.
1O pré-parto acontece quando o bebê começa a se colocar na posição do nascimento, o que pode ocorrer até 15 dias antes do parto. 2Muitos sintomas podem acompanhar essa fase, como cólicas, vontade de ir ao banheiro, perda de peso, picos e baixas de energia, muco com sangue.
“Pode ser causado por infecção urinária ou vaginal, pela presença de contrações ao longo da gravidez, e o tabagismo é um grande fator de risco”, afirma ele, ressaltando que fatores como idade e gravidez gemelar também interferem, mas não são determinantes.
Na maioria das vezes, o rompimento da bolsa provoca um vazamento tipo “enxurrada”. Tem mulher que sente como se fosse uma um xixi descontrolado. Outras, dizem duvidar, devido à pequena quantidade de líquido que saiu. Mas, na verdade, o fato de haver uma perda de líquido não significa que a bolsa rompeu.