O fluido do sistema de arrefecimento (água e aditivo) costuma baixar mesmo, mas é preciso avaliar a quantidade a ser reposta. ... É importante diferenciar a perda normal de vazamento.
Indo direto à questão, a água do radiador dura muito tempo dentro do circuito de refrigeração do carro, em média 30 mil km.
Geralmente, a recomendação das montadoras é para que o fluido aditivo seja trocado em intervalos de 30 mil quilômetros ou a cada 12 meses. A razão da escolha entre a quilometragem rodada e o tempo acontece porque, como grande parte dos produtos químicos, o aditivo tem prazo de validade.
O período para realizar a troca do aditivo para radiador é, em média, de um ano ou a cada 30 mil quilômetros rodados. Essa troca pode ser feita, facilmente, em um posto de gasolina por algum frentista. O processo não leva mais do que alguns minutos e garante a segurança do carro – e a sua – por muito mais tempo.
O radiador deve ter pelo menos 1 litro de aditivo e o restante deve ser completada com água pura, dessa forma o aditivo deve ser misturada a água do radiador, os fabricantes devem indicar o melhor para o seu veículo. Evite marcas desconhecidas, já que as porcentagens das substâncias podem ser diferentes.
Como colocar água no radiador: encontrando o reservatório A tampa do reservatório do radiador deve estar no topo de um recipiente de plástico transparente com marcas MIN e MAX no lado, com os níveis de líquido existentes visíveis no interior. Abra a tampa e colocá-la de lado em um local seguro para não perdê-la.
Algumas montadoras indicam que a primeira troca deve ser realizada com 30 mil km ou com 1 ano de uso, chegando a até 120 mil km, dependendo do aditivo usado. Jamais abra a tampa do radiador com o motor quente, o líquido pode provocar queimaduras na sua pele.
Provavelmente você já deve ter visto alguém ou algum conhecido abrir o capô do carro para colocar água dentro de um compartimento do motor, que é chamado de radiador.
Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador. Para fazer a reposição do líquido de arrefecimento, é imprescindível respeitar os métodos corretos: sempre com o motor a frio, nunca misturando aditivos diferentes e utilizando o aditivo indicado pelo fabricante.
A quantidade de líquido de arrefecimento deve ficar entre as duas marcas. Abaixo do mínimo, pode faltar. Acima do máximo também causa problemas. Não é normal baixar o líquido frequentemente, principalmente nos carros com o sistema selado (a maioria que está nas ruas hoje).
Estas são as minhas 5 melhores marcas de aditivo para radiador (ordem aleatória)
Troca De Água E Aditivo Original Hyundai I30 4 Lts Pentosin.
O aditivo usado hoje é o etilenoglicol na proporção de, em geral, 50% de água, 50% do aditivo.
- Após a limpeza, coloque 1 litro do produto no compartimento de água ou no radiador (conforme o caso) e complete com água desmineralizada Techbio (TB001) até completar o nível indicado no reservatório (até 8 litros);
Qualquer fluido utilizado para fazer a troca de calor num sistema de refrigeração é denominado líquido de arrefecimento. Esse elemento pode ser tanto água quanto um fluído específico para refrigeração, como aquele utilizado pela Honda em seus sistemas de refrigeração selados, que não necessitam de troca frequente.