Materiais necessários para começar a bordar! Bastidor, corte de tecido de algodão cru, agulhas número 7, tesoura, linhas de meada, fita crepe, carbono e lápis (crédito da foto: reprodução Facebook Clube do Bordado)
Os tecidos mais usados no bordado livre são aqueles sem elastano, como o algodão e o linho. Tanto pela grande variação de cores e estampas quanto pela durabilidade e resistência. A seda é uma ótima opção para bordados mais delicados e com materiais como pérolas, vidrilhos e lantejoulas.
linha de meada
Algodão: tecido de boa qualidade, ele facilita a passagem da agulha e da linha, ideal para bordados livres, à mão. Etamine: tecido feito de algodão, ele possui pequenos quadradinhos em sua trama, que permitem a contagem dos pontos.
Etamine é recomendado fundamentalmente para bordar ponto cruz, entretanto aceita qualquer outro ponto que se queira bordar (ponto cheio, ponto atrás, ponto reto, vagonite etc).
Etamine é o mais popular dos tecidos para bordar, pois serve para qualquer tipo de peça de decoração ou uso pessoal. É recomendado para bordar ponto cruz, porém aceita qualquer outro ponto que se queira bordar (ponto cheio, ponto atrás, ponto reto, vagonite, etc).
Como fazer ponto cruz passo a passo simples
Para isso, basta que a agulha vá para o avesso do Etamine, e assim começar a trabalhar com as traminhas(carreirinha de linha) tanto na vertical como na horizontal. Por exemplo, na horizontal basta passar a agulha por baixo da traminha e também da linha.
Comece o bordado em um ponto específico do desenho.
Como fazer chinelo bordado: materiais necessários
O Ponto cheio é um ponto de bordado do tipo reto considerado como um dos mais importantes pontos de bordado. Há basicamente dois tipos de pontos cheio: o ponto cheio plano e o ponto cheio com relevo, o ponto cheio plano também é chamado Damasco, Ponto longo, Au passé, Point perlé, Point passé e Passé.
Para ponto cruz, ponto folha, ponto cheio e vagonite, por exemplo, ela é uma excelente opção. Confeccionada em viscose, a linha raiom também é separável, podendo ser usado de 1 a 4 fios. É um tipo que dá mais cor, brilho e vida ao bordado. Apenas tome cuidado para ela não embaraçar ou desfiar.
Linhas Bordar à Maquina
Tipos de Linhas de costura Indicações: A linha de algodão é mais recomendada para tecidos também de algodão e para tecidos sintéticos mais delicados, como o tule, o chiffon, a renda fina, a organza e o veludo de seda.
Linha de Algodão: Firme, macia e 100% algodão é utilizada com tecidos de algodão e indispensável em tecidos patchwork.
Linha para Bordar a Maquina computadorizada. ... Linha 100% poliéster trilobal brilhante para bordar. Possui brilho e resistência superiores e são excelentes resultados em altas velocidades.