O Ministério de Minas e Energia (MME) manteve a recomendação de não se adotar o horário de verão neste ano (período de 2020/2021).
No dia 25 de abril de 2019, Jair Bolsonaro assinou o decreto que acaba com o horário de verão. Segundo o presidente, o fim do horário diferenciado, por favorecer o relógio biológico, vai aumentar produtividade do trabalhador.
Apenas Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal implementaram a mudança de horário. Mas há uma explicação para a não adoção dos estados pertencentes às regiões Norte e Nordeste do país.
Quanto maior a latitude, maior duração terá a luz do dia no verão e menos ela durará no inverno. O motivo é a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de translação. Porque o Nordeste brasileiro avança na longitude para Leste ,então o dia nasce primeiro lá; logicamente a noite cai mais cedo.
O consumo de energia elétrica não costuma ser tão alto como no horário de verão. O horário de verão não é adotado em alguns estados da federação, principalmente os do Norte e do Nordeste, porque o consumo de energia não é tão alto como os estados das Regiões Sudeste, Sul e Centro-oeste.
O principal motivo de os estados das regiões Norte e Nordeste não adotarem o horário de verão é porque a sua implantação é pouco eficaz em áreas equatoriais, ou seja, próximas à linha do Equador. ... Durante o horário de verão, os relógios são adiantados em uma hora.
Daqui a algumas horas, começa o horário de verão. Tem gente que gosta, mas outra turma… detesta. Abaixo, uma lista de argumentos dos haters desse ajuste: 1) O relógio biológico não obedece regulamentos do governo 2) Você perde a noção do tempo 3) Precisa consultar o relógio a cada minuto para saber se você está […]
Resposta. Resposta: Mais tempo para o comércio, ... Maior tempo em ambientes públicos.
Vantagens:redução na demanda de energia . Diminuição dos riscos de apagões;redução da necessidade de atividade termeletricas;redução do consumo no horário de pico em regiões litoraneas ,serranas. Desvantagens:os estados Norte e Nordeste não podem usufruir das vantagens do horário de verão.
Internacionalmente os estudos apontam três benefícios do horário de verão: economias de energia, redução de acidentes nos horários de pico do trânsito (que durante esse período possuem mais iluminação natural) e redução de assaltos e crimes.