São células especializadas encontradas somente em celenterados e cnidários cuja função é armazenar e liberar toxinas para realizarem tais funções como auto-defesa e a captura de presas.
as células urticantes funcionam como defesa para o animal, para capturar presas das quais ele irá se alimentar, que são características dos cnidários.
Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos.
O cnidocílio está presente na parte exterior do cnidócito e quando é tocado ou sofre qualquer tipo de pertubação aciona o nematocisto que nada mais é que uma estrutura com uma abertura chamada de opérculo e um filamento urticante que vai liberar substâncias tóxicas.
- Sistema circulatório aberto: É aquele tipo de sistema em que o fluido sanguíneo, também chamado de hemolinfa, circula também fora de vasos, caindo em cavidades e lacunas entre os órgãos. Nessas lacunas o sangue encontra-se diretamente com as células, realiza as trocas de substâncias e retorna ao coração.
Componentes do sistema circulatório