O que os cientistas sabiam até o momento é que o DNA mitocondrial é herdado por herança materna, durante a fecundação do óvulo.
O DNA mitocondrial ou mtDNA é um composto orgânico presente nas mitocôndrias, e passado maioritariamente de mãe para filho na grande maioria dos organismos multicelulares. Isto ocorre porque durante a fecundação as mitocôndrias do espermatozoide são degradadas, restando somente as mitocôndrias do óvulo.
As nossas células possuem um DNA nuclear que é a mistura do DNA dos nossos pais e, por isso, herdamos características de ambos. Mas as mitocôndrias das nossas células são herdadas apenas da mãe, posto que as mitocôndrias do espermatozoide são destruídas, durante o processo de fecundação do óvulo.
O mtDNA humano é dupla fita, circular e minúsculo. Sua taxa de mutação é várias vezes mais rápida em relação ao DNA nuclear, fazendo com que um grave número de regiões polimórficas seja gerado em alguns milhares de anos.
Como o DNAmit é herdado da mãe, ele é uma excelente ferramenta aos pesquisadores para criar mapas genealógicos e traçar a linhagem materna ao longo no tempo. Nos machos, somente o DNA do cromossomo Y pode ser usado de uma maneira análoga para determinar a história patrilinear do grupo estudado.
procede porque as mitocôndrias do embrião são provenientes do espermatozóide. procede porque somente o núcleo do espermatozóide penetra no óvulo. não procede porque todo o corpo do espermatozóide penetra no óvulo. não procede porque a célula ovo não contém mitocôndrias.
A diferença entre o DNA mitocondrial e o nuclear é a abundância com que aquele é encontrado nas células. Localizado nas diversas mitocôndrias que cada célula possui, pode chegar a 5.
Por causa disso, as celulas (em sua totalidade) do ser vivo que estiver em processo de formação terão a carga genética da mãe. E é exatamente essa a função do DNA mitocondrial, conter as enzimas para a realização da síntese das enzimas mitocondriais.
DNA (genômico): Molécula de Ácido Desoxirribonucléico, de onde vem a sigla. Essa molécula tem forma de 2 fitas, formada por: bases nitrogenadas (são de 4 tipos, A,T, C e G), açúcar (desoxirribose) e por um ácido (ác. fosfórico). O DNA é encontrado no núcleo das células, na forma de cromossomos.
O DNA é encontrado principalmente nos cromossomos do interior do núcleo celular e nas mitocôndrias.
O DNA é encontrado nos cromossomos de nossas células e nas nossas mitocôndrias. Nos vegetais, esse material genético é encontrado também no interior dos plastos, como o cloroplasto.
Na medicina, a genética já permitiu o desenvolvimento de tecnologias que salvam milhares de vidas com a prevenção (aconselhamento genético) e tratamento de temidas doenças como, por exemplo, o câncer. O desenvolvimento da ciência genética também possibilita avanços na produção de medicamentos.
Importância das pesquisas genéticas Compreender o processo de hereditariedade, bem como as características e especificidades dos cromossomos, genes, DNA e RNA foi um importante avanço para a humanidade, pois possibilitou a compreensão da evolução humana.