Tratamento para afta: por sua ação antibacteriana, atua na cicatrização das aftas e afecções bucais, podendo ser aplicada com auxílio de gaze de duas a três vezes ao dia.
O principal uso da violeta de genciana é no tratamento para infecções causadas por fungos do gênero Candida. Além disso, devido a suas propriedades, também pode ser utilizado para auxiliar no tratamento de pessoas com gota, reumatismo, artrite, aftas e estomatite.
O tratamento do sapinho consiste em remover as placas com água com uma pitada de bicarbonato e pingar na língua e boca , depois da alimentação, umas seis a oito gotas de violeta de genciana ou um conta gotas de solução de nistatina. Isso deve ser feito três ou quatro vezes ao dia. Veja também: estomatite.
Durante o tratamento da estomatite aftosa existem alguns cuidados que podem ajudar na recuperação como:
Na estomatite, o contágio depende da causa subjacente. A estomatite viral é contagiosa por exemplo, sendo relativamente fácil de se transmitir ou “pegar”, através das gotículas de saliva ou do contato direto com a área afetada (beijo por exemplo), principalmente quando falamos do vírus do herpes (estomatite herpética).
O vírus que habitualmente provoca a estomatite vírica é o vírus da herpes simples (HSV-1). Todavia, mas com menor incidência os vírus da família Coxsackie também podem desencadear a patologia.
Existem vários tipos de estomatite, que por conta da causa apresentam distinções entre si:
As infecções de garganta apresentam como sintomas febre, dor ao engolir, aumento dos gânglios do pescoço e região submandibular, podendo, às vezes, ser acompanhadas de manchas vermelhas pelo corpo.