“Enfim”, escrito junto e com “n” depois do “e”, é um termo sinônimo de finalmente, por fim, afinal, etc. Trata-se de um advérbio de tempo que é também utilizado com sentido de que algo está concluído: em síntese, em conclusão, em suma, etc.. Exemplos: Enfim sós!
- A vírgula deve ser usada antes das conjunções ADVERSATIVAS (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto) e CONCLUSIVAS (logo, portanto, por isso, por conseguinte, então): “Ele sempre se dedicou à empresa, porém nunca foi promovido.” “Ele sempre se dedicou à empresa, por isso será promovido.”১১ সেপ্টেম্বর, ২০১৩
Enfim é um advérbio de tempo que significa "por fim”, “finalmente”, “afinal”. É um advérbio usado para dar ideia de conclusão, por isso também significa “concluindo”, “resumindo”, “em suma” etc. Significa que, ao final do pensamento, faz-se um resumo das ideias.
Latinista formada, professora, redatora, mãe da Jas e apreciadora de café. Enfim, escrito junto, é um advérbio de tempo sinônimo de finalmente, por último, para finalizar e em suma. ... Em fim, escrito separado, é uma locução adverbial de tempo que significa no final de algo, como em: “Beto está em fim de carreira”.
Gramática. O vocábulo enfim é um advérbio de tempo e equivale a por fim, finalmente ou afinal. Ele pode ainda ser usado com valor conclusivo, ou seja, como se uma determinada ação estivesse sendo encerrada, concluída. A locução adverbial em fim (em fim de) também tem valor temporal, mas é sinônima de no final de.
As formas "até que fim", "até que em fim" e "até que en fim" são incorretas. A única expressão correta e registrada é "até que enfim".
Expressão que indica alívio ou contentamento por algo muito esperado ou desejado finalmente acontecer (ex.: até que enfim nos encontramos, meu bom amigo; o barulho parou, até que enfim!).
Final como substantivo masculino: Significa que algo chegou ao fim, conclusão: O final deste livro é muito emocionante! => Refere-se à conclusão do livro. Final como substantivo feminino: Assim como no caso anterior, a palavra indica conclusão e é mais comumente utilizada para se referir a práticas esportivas.
É o mesmo que colocar ou se situar em cima ou no alto, bem como o ato de coroar. Sintetizando: A expressão em cima é uma locução adverbial ou preposição e significa “na parte mais elevada”, “na parte superior”, “sobre”, e é antônimo de “embaixo”.