A escala Celsius foi criada por Anders Celsius, um astrônomo sueco, em 1742. Ele escolheu como pontos fixos, os quais a sua escala seria baseada, os pontos de fusão do gelo (quando o gelo vira água) e de ebulição da água (quando a água ferve). ... Estava criada a escala Celsius.
Zero graus Celsius corresponde a 273,15 graus Kelvin. 273,15 Kelvin deve cair pela metade, que corresponde a 136,58 graus Kelvin. O dobro de frio corresponde a 136,58 graus Celsius negativo.
O calor é compreendido a partir do trânsito de energia entre corpos e pode ser medido em calorias (cal) ou joules (j). Já a temperatura é medida em graus Celsius (ºC), Fahrenheit (ºF) ou Kelvin (K) e está relacionada com o nível de agitação de moléculas.
Para que possamos afirmar que 20ºC É considerado quente ou frio, p é importante levar em consideração que a variação de temperatura está diretamente relacionada ao grau de agitação das moléculas de um determinado corpo.
“Considera-se uma onda de calor quando a temperatura atinge cerca de 32 ºC e, normalmente, cinco graus acima do normal para aquela área.
Até o momento, a maior temperatura já registrada no país foi de 44,7ºC, registrada em Bom Jesus do Piauí, em 21 de novembro de 2005. Essa marca quase foi quebrada ontem. Em Água Clara, em Mato Grosso do Sul, o termômetro registrou 44,6ºC.
Mas é bom que se diga: entre o muito quente e o muito frio existe uma faixa de temperatura ideal, um limite que permite fugir do calor sem comprometer a saúde. A Agência de Vigilância Sanitária, a Anvisa, diz que a temperatura ideal em ambientes fechados é algo entre 23°C e 26°C.
É considerado febre quando a temperatura na axila é superior a 38ºC, já que temperaturas entre os 37,5º e os 38ºC podem ser facilmente atingidas, especialmente quando está muito calor ou quando a pessoa tem muitas camadas de roupa vestida, por exemplo.
Febre é a elevação da temperatura corporal acima do considerado “normal”, que varia aproximadamente entre 36.
O aumento da temperatura corporal no bebê só deve ser considerada febre quando passa dos 37,5ºC em uma medição na axila, ou 38,2º C no reto. Antes dessa temperatura, só é considerado como sendo apenas uma febrícula, que geralmente não é motivo de preocupação.
Antes de medicar o seu bebê ou sair correndo com ele para o pronto socorro, tente tirar algumas peças de roupa e aguardar um pouco antes de medir novamente. Outra forma de baixar a temperatura é um simples banho morno, sem a necessidade de colocar álcool, e nunca em água fria.
A batata puxa o calor para si, abaixando a temperatura corporal. Você pode também cortar uma batata lavada ao meio e colocá-la diretamente na testa da pessoa com febre; isso também irá baixar febre.
1) Faça compressas frias no tronco e nos membros usando toalha úmida ou bolsa térmica. Use água, jamais álcool, pois ele pode ser absorvido pela pele e provocar intoxicação, principalmente quando se trata de bebês e crianças pequenas.
Fazer compressas com água fria para febre ajuda a evitar o aumento da temperatura, aliviando a cabeça do excesso de aquecimento corporal. Elas podem ser colocadas na panturrilha, na testa, atrás dos joelhos, na planta dos pés e na barriga. As compressas de água fria ajudam a reduzir a temperatura corporal.