O Nodo AV retarda o impulso cardíaco pelo seguinte mecanismo: as fibras nesse nodo têm diâmetro muito pequeno, o que as torna diferentes das do restante do sistema de Purkinje, transmitindo o impulso cardíaco muito lentamente, com velocidade de cerca de um décimo da medida em fibras cardíacas normais e apenas 1/50 da ...
Estes potenciais alcançam o NAV acima da válvula tricúspide, neste ponto existe tecido conjuntivo fibroso que retarda a propagação dos potenciais para o Feixe de His (retardo nodal), desta forma os átrios se contraem antes que os ventrículos.
O nódulo auriculoventricular, nodo atrioventricular, nó atrioventricular ou nodo de Aschoff-Tawara é uma área de tecido especializado entre os átrios e ventrículos do coração, que conduz impulso elétrico do átrio em direção aos ventrículos. ...
O bloqueio atrioventricular é um atraso na condução da corrente elétrica à medida que ela atravessa o sistema de condução atrioventricular. (Consulte também Considerações gerais sobre arritmias cardíacas e Considerações gerais sobre o bloqueio cardíaco.)
O coração bombeia o sangue para os pulmões para que ele possa receber oxigênio e depois bombeia o sangue rico em oxigênio para o corpo. O sangue que circula nesse sistema distribui oxigênio e nutrientes para os tecidos do corpo e retira produtos residuais (como dióxido de carbono) dos tecidos.
A SEQÜÊNCIA CORRETA de propagação do impulso desde o marcapasso natural até a estimulação da musculatura ventricular é: a - nodo sinoatrial ; feixe atrioventricular ; nodo AV ; feixe de Hiss ; fibras de Purkinje.
O coração tem seu próprio “marcapasso natural”, chamado nó sinusal ou nó sinoatrial.