Sócrates dialogava de maneira direta e reflexiva por meio da maiêutica, onde ele fazia que as pessoas chegassem a verdade por meio de conceitos que elas já sabiam. Sócrates se fosse vivo, seria tratado hoje como se fosse um professor, devido a sua postura de sempre abordar pessoas a fim de construir conhecimento.
Sócrates dava ênfase a à ideia de que a felicidade só podia ser conquistada por meio da virtude. Uma pessoa que tem virtudes acesas na personalidade personalidade virtuosa seguiria o exemplo do filósofo por ter consciência de que a verdade sempre prevalece. ...
A importância de Sócrates na filosofia se dá pelo fato de sua metodologia ensinada a cerca das teorias das coisas. ... Dessa forma, Sócrates indagava pessoas e as faziam chegar a conceitos e respostas por meio de conhecimentos que as mesmas já sabiam, com isso, tal feito fazia uso da razão humana.
Foi o primeiro dos três grandes filósofos gregos que estabeleceram as bases do pensamento ocidental (os outros dois foram Platão e Aristóteles). Sócrates nasceu em Atenas por volta do ano 470 a.C. e, de acordo com o romano Cícero, “fez com que a filosofia descesse dos céus para a terra”.
Resposta. Sócrates não deixou nenhuma obra escrita. Sua filosofia foi escrita pelo seu aluno Platão.
A ironia socrática era, antes de tudo, o método de perguntar sobre uma coisa em discussão, de delimitar um conceito e, contradizendo-o, refutá-lo. O verbo que originou a palavra (eirein) significa mesmo perguntar.
Diálogo em filosofia representa, primeiro em Sócrates, e depois em Platão, o processo de busca da verdade através de perguntas e respostas. ... O diálogo é a troca de ideias e é onde se formam também algumas ideias.
Resposta. Resposta: A pergunta fundamental de Sócrates era: Qual é a essência do ser humano, ou o que o ser humano é essencialmente?