O nome dos compostos orgânicos é constituído de três partes, de acordo com o sistema de nomenclatura da IUPAC: prefixo (composto principal), infixo (ligações simples, duplas ou triplas) e sufixo (função orgânica).
A nomenclatura de aldeídos segue as mesmas regras que a das cetonas, porém a terminação é “al” e não é necessário numerar a posição do grupo funcional na cadeia.
A nomenclatura das cetonas é feita escrevendo-se o número de carbonos, o tipo de ligação entre os átomos de carbono e o sufixo “ona”, que indica o grupo funcional.
O etanal ou aldeído acético, ou ainda acetaldeído, tem cheiro forte e é solúvel em água. É obtido a partir do acetileno. É o ponto de partida para a fabricação de pesticidas, medicamentos, inseticidas e espelhos. Usado na produção de anidrido acético, ácido acético (presente no vinagre) e resinas.
Principais Aldeídos Etanal (Acetaldeído): O aldeído acético, de fórmula molecular C2H4O, é utilizado na produção do etanol, do ácido acético, na fabricação de espelhos, medicamentos, resinas sintéticas, pesticidas, corantes e ainda, na preservação de frutas.
Os aldeídos são compostos que possuem o carbono da extremidade da cadeia realizando dupla ligação com um oxigênio (carbonila) e uma ligação com um hidrogênio.
Resposta. Explicação: Os aldeídos e as cetonas são funções orgânicas muito parecidas. ... Dizemos assim que os aldeídos atuam como agentes redutores, mas as cetonas não, elas apenas reagem como redutoras em contato com oxidantes energéticos.
São compostos orgânicos que apresentam o grupo carbonila em carbono primário, ou seja, em qualquer ponta de cadeia. Como nos aldeídos o grupo carbonila sempre está na ponta da cadeia não é necessário fazer sua localização.
Para um composto se classificar como Cetona, ele precisa possuir o grupo funcional carbonila (C= O) ligado a dois átomos de carbono. Fórmula geral das cetonas: C3H6O. Os compostos orgânicos pertencentes a essa classe são miscíveis com água e por isso têm várias aplicações.
Os aldeídos terminam sempre em "al". Etanal, propanal, butanal, pentanal, etc....Para as cetonas:
A acetona é um líquido incolor com odor característico, ela é muito usada na remoção de esmaltes. O principal membro da classe das Cetonas (substâncias orgânicas oxigenadas) recebe a denominação de Acetona (ou ainda, propanona ou dimetil-cetona).
A principal diferença entre os dois produtos é o cheiro forte daquele que contém acetona. Além disso. ... Já o removedor de esmaltes – considerado um “avanço da acetona” – não é tão agressivo e não causam alergias nem o ressecamento da pele uma vez que é feito principalmente à base de óleo.
Tanto a forma aquosa do composto quanto os vapores comumente produzidos por ele são altamente inflamáveis, assim, reações de combustão estão sujeitas a acontecer. A acetona é um composto orgânico, que na presença de oxigênio e fontes de ignição, pode entrar em combustão produzindo gás carbônico e água.
De acordo com a IUPAC, sua nomenclatura oficial é propanona, embora dimetilcetona ou acetona sejam também utilizados em larga escala. Trata-se da mais simples e mais importante de todas as cetonas, conforme já fora mencionado. ... O mesmo ocorre à cetona contendo quatro átomos de carbono.
Existe uma nomenclatura usual em que o grupo carbonila é denominado cetona, e seus ligantes são considerados radicais. As cetonas podem ser obtidas em laboratório através de ozonólise de alcenos, hidratação de alcinos, método de Piria, síntese de Friedel-Crafts e mais comumente, pela oxidação de álcoois secundários.
Propanona ou Acetona. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Ela é um líquido incolor, solúvel em água (devido ao fato de ser polar, assim como a água) e em solventes orgânicos, tem cheiro agradável e é inflamável.