EQST

Como Tratar Um Ferimento De Arma De Fogo?

Como tratar um ferimento de arma de fogo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como tratar um ferimento de arma de fogo?

O tratamento de vítima de arma de fogo deve ser multidisciplinar, com a participação do cirurgião geral, vascular, neurocirurgião e ortopedista. O paciente com ferimento por projétil de arma de fogo (PAF) é um politraumatizado.

O que é lesão por PAF?

Introdução: A face, nas agressões físicas, geralmente é a área mais atingida e os ferimentos por projétil de arma de fogo (PAF) tem sido frequente nos hospitais. Este tipo de trauma pode resultar em consequências estéticas e funcionais devastadoras para as vítimas.

Quais são os tipos de ferimentos?

Classificação

  • Feridas incisivas ou cortantes – provocadas por bisturi, faca, estilete, etc.
  • Feridas contusas – provocadas por paus, pedras, soco, etc.
  • Feridas perfurantes – provocadas por arma de fogo e arma branca.
  • Feridas penetrantes – o objeto atinge uma cavidade natural do corpo (tórax, abdômen).

O que é um ferimento superficial?

O traumatismo é superficial quando o agente causador atinge a pele, tecido celular subcutâneo ou mesmo as aponeuroses e músculos. Caso contrário, havendo comprometimento de estruturas nobres ou profundas (nervos, tendões, vasos, ossos ou vísceras) o traumatismo é considerado profundo.

O que é uma ferida superficial?

São os machucados decorrentes de batidas ou quedas, em que há dor local, depois inchaço (edema) ou um arroxeado na pele (equimoses e hematomas). Deve-se sempre observar se os movimentos estão normais, se a dor não é excessiva, o que poderia indicar maior gravidade, como uma fratura óssea.

O que é bom pra ferimentos?

Ferimentos superficiais: como cuidar da maneira correta?

  1. Limpeza. Lave bem as mãos e depois o machucado com sabão e água limpa em abundância, se preferir, você pode lavar o ferimento com água oxigenada. ...
  2. Proteção. Para a proteção do ferimento, cubra ele com um Band-Aid. ...
  3. Cuidados extras. Alguns cuidados extras são fundamentais para a cicatrização do ferimento.

O que é ferida patológica?

Feridas patológicas São as resultantes de fatores sistêmicos: deficiências proteicas ou doenças pré-existentes, como Diabetes Melito (DM) e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). O "pé diabético" é um exemplo de ferida patológica.

Como devemos tratar ferimentos leves?

Como cuidar dos ferimentos na pele?

  1. Limpeza com água e sabão. A maioria dos pequenos ferimentos pode ser tratada com uma simples limpeza utilizando água e sabão neutro. ...
  2. Curativos prontos. ...
  3. Gaze, atadura e fita microporosa. ...
  4. Curativo de compressão. ...
  5. Curativos semi-oclusivos ou oclusivos.

O que passar em ralado na perna?

3- Aplicar camada espessa de um creme cicatrizante (com dexpantenol, por exemplo) ou vaselina sólida e cobrir a ferida com gaze (se houver necessidade) e esparadrapo do tipo micropore. Esses curativos devem ser trocados pelo menos 1 x ao dia. 4- Manter a ferida coberta até a completa cicatrização.