O princípio da igualdade pressupõe que as pessoas colocadas em situações diferentes sejam tratadas de forma desigual: “Dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades”. (NERY JUNIOR, 1999, p. 42).
Podemos dizer que uma igualdade é quando duas operações ou quantidades são iguais entre si, ou seja, quando uma e outra têm o mesmo número de unidades.
Em 2019, as mulheres receberam, em média, 77,7% do montante auferido pelos homens. A desigualdade atinge proporções maiores nas funções e nos cargos que asseguram os maiores ganhos. Entre diretores e gerentes, as mulheres receberam 61,9% do rendimento dos homens.
5 dicas para diminuir a desigualdade de gênero no mercado de trabalho
Desigualdade de gênero no mundo Até mesmo a Islândia – país que ocupa o primeiro lugar na lista, com o menor índice de desigualdade -, possui uma pontuação significativamente inferior à ideal, que seria a igualdade completa. O segundo e o terceiro lugar foram ocupados pela Noruega e Suécia, respectivamente.
No Índice de Desigualdade de Gênero (IDG), que compara dados de direitos reprodutivos, empoderamento e mercado de trabalho dos homens e das mulheres, o Brasil perdeu seis posições e passou a ocupar o 95ª lugar entre os 189 países do ranking.
As causas de qualquer desigualdade são fundamentadas na cultura de determinadas sociedades. ... Pode ser citada como uma desigualdade que ocorre na sociedade brasileira, a maior aderência dos homens a melhores empregos e melhores salários do que da mulher.
O relatório Igualdade de Gênero e Desenvolvimento, apresentado hoje pela instituição, aponta, pela primeira vez, que desigualdades de gêneros trazem prejuízos econômicos aos países. Segundo Canuto, o estudo mostra que a produtividade de um país pode subir em até 25% apenas com a eliminação das desigualdades no emprego.