Tudo sobre foto e vídeo está aqui A primeira câmera fotográfica foi apresentada em 1839 na Academia Francesa de Ciência, pelo francês Lois Jacques Mandé Daguerre, sua invenção era chamada de “daguerreotipo”.
1826
1975
1990
Kodak Steven Sasson
O cientista Étienne-Jules Marey criou, em 1882, a primeira filmadora portátil do mundo. Com o seu Fusil Photographique, ou Fuzil Fotográfico, Marey pretendia estudar o voo das aves.
1880
Após sua falência em 2012, devido à queda desenfreada nas vendas de seus produtos, causada pela ascensão da fotografia digital, a Kodak precisou buscar novos horizontes. No mesmo local onde já operou no auge de seu funcionamento, fabrica-se hoje quase todo tipo de produto, de embalagens a molho de tomate.
A falência da Kodak foi consequência de previsão incorreta Quando criou a câmera digital, era evidente que essa inovação ameaçava sua principal fonte de receita, mas a Kodak sabia também que era um caminho sem volta e uma oportunidade de explorar este novo produto.
O problema, na verdade, não foi a invenção em si, mas sim a dificuldade de lidar com as posteriores inovações que surgiram com a digitalização das câmeras fotográficas. A Kodak insistiu em se manter tradicional, o que a levou decretar falência em 2012.
Há poucos erros corporativos tão impressionantemente estúpidos como as oportunidades perdidas pela Kodak com a fotografia digital, uma tecnologia que ela inventou. Essa falha estratégica foi a causa direta das suas décadas de declínio, com a fotografia digital destruindo seu modelo de negócios baseado no uso de filmes.
A era de ouro da Kodak Ganhou milhões de dólares e continuou investindo pesado em pesquisa e desenvolvimento. Em 1935, a empresa faria uma de suas maiores invenções: o Kodachrome, o primeiro filme a cores da companhia produzido em massa.
A empresa teve grande importância na popularização da fotografia, trabalhando com o slogan “Você aperta o botão, nós fazemos o resto”, o processo consistia na venda de uma câmera compacta que já continha um filme fotográfico com capacidade para 100 poses.
Kodak
George Eastman
A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judeia. A imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar.
Dom Pedro II foi um entusiasta da fotografia, seja como mecenas seja colecionador. Foi o primeiro brasileiro a possuir um daguerreótipo, e, provavelmente, o primeiro fotógrafo nascido no Brasil.
1839
Século XIX. Um dos pioneiros da fotografia no Brasil foi o pintor e naturalista francês radicado no Brasil, Antoine Hercules Romuald Florence. Florence, que chegou ao Brasil em 1824, estabeleceu-se em Campinas, onde realizou uma série de invenções e experimentos.
1915