A forma mais simples de testar o reflexo de Moro consiste em segurar o bebê com as duas mãos, colocando uma mão nas costas e outra apoiando o pescoço e a cabeça.
O recém-nascido não tem controle pleno dos membros. Por isso, é comum ele se assustar quando tem um espasmo e acabar acordando com o movimento involuntário.
Realizar o exame físico no sentido crânio-caudal. Confortar, organizar e posicionar o recém-nascido. Retirar as luvas. Realizar a Higienização das Mãos (ver POP de Higienização das Mãos) • Registrar o exame no prontuário, em impresso próprio da unidade.
Fontanelas: devem ser palpadas com o RN tranquilamente sentado. A medida da fontanela deve ser obtida a partir dos vértices, no sentido sagital e coronal. Existe ampla variação de tamanho da fontanela anterior ou bregmática, podendo variar de 1 a 4 cm em qualquer direção.
Comumente chama-se parto a termo aquele que ocorre entre 37 e 42 semanas (258 a 293 dias) de gravidez . Considera-se prematuro o parto que acontece antes de 37 semanas e parto pós-maturo o que só ocorre após 42 semanas de gestação.
No que respeita ao peso, o RN que nasce com peso abaixo de 1.
Sistema cardiovascular: a conversão da circulação fetal para neonatal ocorre quando há o clampeamento do cordão umbilical e o neonato tem sua primeira respiração. O volume sanguíneo do RN a termo varia de 80 a 90 ml/Kg de peso corporal, em contraste com o volume do RN prematuro, que varia de 90 a 105 ml/Kg.
Resposta. Ao nascer ,O coração do bebê é bem pequenino do tamanho de uma noz.
O que é considerado “prematuridade”? O bebê prematuro é aquele que nasce antes das 37 semanas de gestação. São divididos em “prematuros extremos”, os que vieram ao mundo antes das 28 semanas e correm mais risco de vida do que os bebês que nascem algum tempo depois, pois apresentam um estado de saúde muito frágil.
Bebês que nascem próximos à idade gestacional adequada, entre 34 e 36 semanas e seis dias, são considerados prematuros limítrofes.